Dia do Centro: Praça Mauá terá diversos serviços gratuitos nesta terça | Boqnews
Foto: R. Bonafim/PMS

Santos

15 DE AGOSTO DE 2022

Dia do Centro: Praça Mauá terá diversos serviços gratuitos nesta terça

CDL e Prefeitura realizam evento das 11h às 14h

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um local vivo, em movimento e que fomenta o comércio, o turismo e a cultura. Esse é o Centro de Santos, que no próximo dia 16 (terça-feira) comemora o seu dia, instituído em 2000, pela Lei nº 1.891. E a celebração está garantida, com realização da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e apoio da Prefeitura.

O evento comemorativo ao tradicional pólo comercial, retroportuário, gastronômico e turístico de Santos acontecerá das 11h às 14h, na Praça Mauá, e oferecerá à população vários serviços de saúde e cidadania. Também haverá o tradicional parabéns, com corte de um bolo simbólico, além da música, que ficará a cargo do grupo Eu, Tu, Ela, que promete movimentar quem passar pelo local.

A Prefeitura estará presente esclarecendo os cidadãos sobre direito do consumidor, assistência judiciária e jurídica gratuita e orientação ao cidadão sobre políticas públicas para mulheres, idosos, promoção de igualdade racial e étnica, infância e juventude, defesa de política para pessoas com deficiência e LGBT+.

Outro serviço disponível será fornecido pela equipe da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), que realizará pré-cadastro para castração dos pets. A população também terá acesso a corte de cabelo no Salão Autoestima, que será montado na praça.

Já a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santos e comerciantes da área vão oferecer serviços de ótica (Ótica Inajá), assistência e orientação de crédito (Sicredi), degustação de café (Benedito Café), serviço de massagem (Long life), e aferição de pressão (Grau Técnico), além da atração musical.

O Centro de Santos se destaca pelas características peculiares e pelo ar vanguardista, seguindo várias influências culturais e contempla um grande patrimônio arquitetônico e histórico. O dia 16 de agosto foi escolhido para ser o Dia do Centro porque a data marcou a primeira edição do periódico O Comercial, em Santos. A linha editorial explorava as questões do comércio da área central, que foi palco de momentos históricos da Cidade e do País.

Nessa época, o Centro era local de moradia de pessoas de posses e ilustres, entre as quais Braz Cubas, fundador da Vila de Santos. O processo de desenvolvimento do local aconteceu de forma lenta.

Porém, entre os anos de 1867 e 1967, com a inauguração da ferrovia São Paulo Railway e a disparada do comércio do café, houve um significativo avanço. Então, com a migração dos moradores para a orla, o bairro passou a assumir características comerciais.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.