Dia Internacional da Mulher tem campanha contra osteoporose | Boqnews

Cidades

01 DE MARÇO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Dia Internacional da Mulher tem campanha contra osteoporose

A Campanha para Detecção Precoce da Osteoporose será o carro-chefe da comemoração do Dia Internacional da Mulher, em São Vicente. Na semana da comemoração, período de 8 a 12 de março, mulheres com 50 anos ou mais podem agendar seus exames no Centro Médico Martim Afonso (Avenida Marechal Cândido Rondon, esquina com a Rua Mascarenhas de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Campanha para Detecção Precoce da Osteoporose será o carro-chefe da comemoração do Dia Internacional da Mulher, em São Vicente. Na semana da comemoração, período de 8 a 12 de março, mulheres com 50 anos ou mais podem agendar seus exames no Centro Médico Martim Afonso (Avenida Marechal Cândido Rondon, esquina com a Rua Mascarenhas de Moraes – Vila Margarida).

Apesar da campanha só começar dia 8 de março, os exames já podem ser agendados a partir desta terça-feira (23/02), independentemente de eventuais queixas ou de pedido médico.

Cerca de 60 a 70 exames diários poderão ser realizados na unidade de saúde, das 9 às 17 horas. Serão feitos exames de ultrassom de calcâneo, que diagnosticará a doença. A empresa farmacêutica Eli Lilly do Brasil Ltda. disponibilizará uma máquina semelhante a uma bota, técnica especializada para a realização do exame, que é indolor.

O que é osteoporose
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. É preciso ficar atento, pois a doença progride lenta e silenciosamente, não apresentando sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, acompanhada de fortes dores no corpo. Se não forem feitos exames preventivos, a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior.

Estima-se que, mundialmente, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima dos 50 anos apresentam a doença. Mulheres, fumantes, consumidores de álcool ou café em excesso, diabéticos e aqueles que praticam atividade física inadequadamente (em excesso ou ausência) são os que apresentam maior risco de adquirir a osteoporose.

Prevenção
Uma das formas de prevenção é a reposição hormonal de estrógeno nas mulheres, durante e após a menopausa, época em que esse hormônio para de ser produzido no corpo feminino. Fazer exercícios físicos regularmente, seguir uma dieta com alimentos ricos em cálcio (leite e derivados) e verduras também ajudam na prevenção. Tomar sol é outro ponto importante pois ajuda na reposição da vitamina D.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.