Dia Mundial da Limpeza retira quase 300 quilos de lixo de praias de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Cidades

23 DE SETEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Dia Mundial da Limpeza retira quase 300 quilos de lixo de praias de Santos

Os participantes se reuniram em frente à Praça das Bandeiras (Gonzaga) e seguiram em direção ao Aquário Municipal (Ponta da Praia)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cerca de 2 mil voluntários retiraram 296 quilos de lixo da orla da praia na manhã deste sábado (21).

A ação fez parte do Clean Up Day, o Dia Mundial da Limpeza, que mobiliza pessoas em 150 países com o mesmo objetivo: promover a limpeza em praias, rios e lagos.

Em Santos, a atividade reuniu pessoas ligadas a diversas instituições públicas e privadas, além daqueles que atuaram por iniciativa própria.

Os participantes se reuniram em frente à Praça das Bandeiras (Gonzaga) e seguiram em direção ao Aquário Municipal (Ponta da Praia).

Neste trajeto, os participantes foram recolhendo lixo das areias e do calçadão.

Além disso, a equipe prestou diversas informações aos banhistas sobre o descarte correto de resíduos.

Ricardo Haponiuk, coordenador de gerenciamento costeiro do Ministério do Meio Ambiente, ressaltou que a mobilização conjunta de setores públicos e privado é fundamental para resultados positivos de preservação ambiental.

O secretário de Meio Ambiente (Semam) de Santos, Marcos Libório, afirmou que a iniciativa é importante para promover a mudança de hábitos.

“A Cidade desenvolve diversas ações com objetivo de educar sobre o consumo consciente, o que diminui a produção de lixo. E o Clean Up Day tem tudo a ver com essa visão”.

Hailton Santos, do Instituto Mar Azul, esclareceu que, após a coleta, o lixo será analisado, para que os ambientalistas possam fazer um diagnóstico de sua origem a fim de realizarem ações preventivas.

 

Participantes

A empresária Mariana da Costa afirmou que sempre participa de eventos como este e incentiva amigos e familiares.

“Apesar da chuva, vim para fazer a minha parte”.

Participaram da ação voluntários de Semam; Sabesp; DP World; Brasil Terminal Portuário; Ecoporto; Ecopátio; Santos Brasil, MSC do Brasil, Grupo Accord, Pall do Brasil,  Instituto Mar Azul (IMA); ONG Sem Fronteira; Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares (ABrasOFFA), Projeto Albatroz; Santos Futebol Clube e Mantas do Brasil.

 

Clean Up Day

Celebrado sempre no terceiro sábado de setembro, o Clean Up Day é uma iniciativa global que nasceu na Estônia, em 2008, com objetivo de conscientizar a população sobre o descarte incorreto de resíduos, principalmente em mares e rios.

De acordo com os organizadores, em 2018, 18 milhões de pessoas participaram da iniciativa em todo o mundo.

Os principais itens coletados foram bituca de cigarro, tampas de garrafa, sacola plástica, lacre de latinhas de bebida e garrafas plásticas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.