Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão é comemorado com diversas atividades | Boqnews

Cidades

24 DE ABRIL DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão é comemorado com diversas atividades

Neste domingo (26), é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A Secretaria da Saúde de Guarujá, em parceria com as Sociedades Brasileiras de Hipertensão e Cardiologia, realizará eventos que visam o diagnóstico precoce desta doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma das Doenças Crônicas Não Transmissíveis […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Neste domingo (26), é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A Secretaria da Saúde de Guarujá, em parceria com as Sociedades Brasileiras de Hipertensão e Cardiologia, realizará eventos que visam o diagnóstico precoce desta doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) que mais causa mortes no mundo.
 
‘Tratar a pressão alta é um ato de fé na vida’ é o tema da campanha 2009 e traz como objetivo fazer com que a adesão ao tratamento e a um novo estilo de vida seja ampliada. As atividades, que incluem a realização da aferição da pressão arterial e do teste da glicemia capilar, tiveram início na última quarta-feira (22), na Unidade de Especialidades Jardim dos Pássaros e seguem até sexta-feira (24). Já na quinta-feira (23) foi a vez da Unidade de Especialidades ‘Alberto Santos Dumont’ (Unidade Mista) iniciar as atividades que também serão finalizadas na sexta-feira (24).
 
No sábado (25), das 8 às 17 horas, todos os munícipes que forem à Praça 14 Bis em Vicente de Carvalho, poderão, além de verificar a pressão e o nível de glicose sanguínea (para este exame, o ideal é estar em jejum), sanar dúvidas sobre a hipertensão arterial com os especialistas que estarão no local. Participarão, ainda, do evento o setor de Controle à Dengue e a equipe do Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Treinamento (CTAPT) que fornecerão informações diversas em cada área, com a distribuição de preservativos e materiais explicativos.
 
As Unidades de Saúde da Família da Cidade Atlântica, Vila Zilda e Sítio Conceiçãozinha também participarão da Campanha, iniciando as ações na segunda-feira (27), mantendo os serviços extraordinários até o dia 30 de abril, quando oficialmente encerra-se o evento.
 
Prevenção – A pressão alta não tem cura, mas seu controle melhora muito a qualidade de vida do indivíduo acometido. Portanto, verificar a pressão regularmente, adotar uma alimentação saudável, reduzir o consumo de sal, manter um peso ideal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, praticar atividade física regularmente, não fumar e diminuir o estresse é a fórmula para não adoecer ou não agravar o quadro da hipertensão que pode até levar a morte.
 
O que é a Hipertensão Arterial? – A hipertensão, ou pressão alta, existe quando a pressão, medida várias vezes em consultório médico, é igual ou superior a 14 por 9. Isso acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Segundo a SBH, um ótimo exemplo para entendermos melhor a hipertensão é compararmos o coração e os vasos sanguíneos a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Ao fecharmos a ponta dos esguichos, a pressão irá subir. Da mesma maneira, quando o coração bombeia o sangue e os vasos estão estreitados, a pressão dentro dos vasos aumenta.


 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.