Diretor de <i>Cidade dos Homens</i> ministra palestra sobre Criação de Roteiros nesta quinta (19) | Boqnews

Cidades

17 DE MAIO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Diretor de Cidade dos Homens ministra palestra sobre Criação de Roteiros nesta quinta (19)

Diretor de séries famosas como Cidade dos Homens e sócio da O2 Filmes, produtora de longas-metragens como Cidade de Deus, À Deriva e do indicado ao Oscar 2011, Lixo Extraordinário, o diretor e roteirista Paulo Morelli estará em Santos para comandar uma palestra sobre Criação de Roteiro nesta quinta-feira (19), às 19h30, no auditório da […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Diretor de séries famosas como Cidade dos Homens e sócio da O2 Filmes, produtora de longas-metragens como Cidade de Deus, À Deriva e do indicado ao Oscar 2011, Lixo Extraordinário, o diretor e roteirista Paulo Morelli estará em Santos para comandar uma palestra sobre Criação de Roteiro nesta quinta-feira (19), às 19h30, no auditório da Unidade Vila Mathias do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), à Avenida Rangel Pestana, 99. A iniciativa é indicada principalmente para universitários e profissionais de Comunicação, como das áreas de Rádio e TV e de Cinema e Audiovisual. A entrada é franca.


Mais do que revelar suas opiniões e transmitir dicas sobre roteiros, Morelli também apresentará detalhes sobre seu novo projeto, lançado no início do mês e que levou três anos para ser desenvolvido. Trata-se do Story Touch, um software completo de desenvolvimento dramático em que é possível escrever e analisar o roteiro ao mesmo tempo. O diretor e roteirista define sua criação como o ‘final cut’ do roteiro. “É como se fosse mesmo uma partitura. Em primeiro lugar, é muito fácil navegar pelo roteiro e perceber visualmente os tamanhos das cenas e, portanto, o ritmo da história”.


Morelli explica também que o programa também oferece diversas opções de recorte e análise da dramaturgia. “Mas é importante deixar claro que o Story Touch não tem a pretensão de ensinar ninguém a escrever um bom roteiro. É apenas uma ferramenta para se analisar a dramaturgia de um roteiro”, explica. O Story Touch terá quatro versões. Uma delas já está disponível no site www.storytouch.com e é totalmente gratuita. Outras três versões estarão disponíveis a partir deste mês. O que diferencia cada uma delas é o nível de sofisticação de determinadas seções.


Quem é


Paulo Morelli nasceu em São Paulo. Nos anos 80, criou a produtora Olhar Eletrônico, referência na produção independente. Nos anos 90, junto com Fernando Meirelles e Andrea Barata Ribeiro, abriu a O2 Filmes. Depois de fazer comerciais e programas de TV, começou a fazer curtas e longas-metragens. Para a TV, Paulo esteve à frente das séries Ética, exibida na TV Cultura, com os maiores pensadores brasileiros.


Também dirigiu e escreveu quatro episódios para Cidade dos Homens, série exibida na rede Globo por quatro temporadas. Em 2004 foi o diretor geral da série, com o objetivo de plantar os temas que seriam desenvolvidos no longa-metragem de mesmo nome. Em 2006, Paulo filmou Cidade dos Homens, lançado em 2007. Foi, inclusive, distribuído nos Estados Unidos pela Miramax. Entre 2008 e 2010, Paulo desenvolveu 8 novos roteiros de longa-metragem, focados em vários aspectos da cultura brasileira.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.