Drive thru de vacinação contra a gripe em Santos volta apenas para adultos | Boqnews
Foto: Anderson Bianchi/PMS

Saúde

26 DE MAIO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Drive thru de vacinação contra a gripe em Santos volta apenas para adultos

Drive thru funcionará no Bom Retiro e Campo Grande

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A vacinação contra a gripe em formato drive thru retorna nesta quinta-feira (28), das 9h às 14h, no estacionamento do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206, Campo Grande) e, das 9h às 16h, em frente à Policlínica do Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº).

A aplicação será voltada somente para pessoas a partir de 55 anos; grávidas; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; profissionais de saúde, de educação, de segurança e de salvamento; pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência; caminhoneiros; portuários; motoristas de transportes coletivos. Crianças deverão tomar as doses somente nas policlínicas

Embora não abranja todos, o drive thru é uma estratégia para ampliar a cobertura vacinal na Cidade e atingir a meta de imunizar pelo menos 90% do total de pessoas de cada público-alvo. A meta em Santos foi superada apenas em relação aos idosos (96,23%) e profissionais de saúde (91,72%). Desde o início da campanha, em 23 de março, mais de 181 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe.

Crianças só nas Policlínicas

Crianças entre seis meses e cinco anos de idade não serão vacinadas no drive thru. Elas devem ser levadas a uma das 31 policlínicas da Cidade para a imunização.
O fato decorre de três fatores principais: a necessidade de registro da vacina no prontuário da criança no sistema computadorizado da Prefeitura; a eventual atualização da carteirinha de vacinação e a promoção de um atendimento mais acolhedor para a criança.

“Os pais podem aproveitar a ida à policlínica para vacinar contra a gripe e também contra outra doença que eventualmente a imunização esteja em atraso. Estamos com os nossos estoques normalizados e não há contraindicação em fazer alguma vacinação simultânea à da gripe. Também é importante lembrar que o drive thru, pela característica da aplicação rápida da vacina, pode não promover o acolhimento necessário para melhor atender a criança, que geralmente se assusta com injeção”, explica Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

A vacina não é indicada para pessoas com febre, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem ser imunizadas as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

O que levar

Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional. Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver. As futuras mães devem levar a carteira de gestante.
Pessoas com comorbidades e situação clínica especial podem apresentar um dos seguintes comprovantes: prescrição médica, receita de medicamento, anotação em prontuário das unidades de saúde, cadastro em programas de controle de doenças crônicas, comprovante de vacinação para influenza em anos anteriores ou caderneta de vacinação com registro da vacina de influenza nos anos anteriores.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.