Santos

Drive Thru ultrapassa 4 mil testes e 230 positivos de Covid-19 em Santos

Drive Thru continua até quarta-feira

01 de junho de 2020 - 09:55

Da Redação

Compartilhe

Um total de 4014 exames foram realizados nos dois primeiros dias do Centro de Testagem da Covid-19, em sistema de drive thru na Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184). Neste domingo (31), foram 1.948 testes rápidos gratuitos e 116 resultados positivos (5,8%; enquanto no dia anterior foram 2.066 exames, com 117 positivos, 5,6% do total.

A ação, que vai até quarta-feira (3), das 8h às 14h, é destinada a moradores de Santos que apresentam sintomas (devem levar documento com foto e comprovante de residência). A testagem pode ser feita ainda por profissionais que atuam em atividades essenciais. As pessoas que tiveram resultado positivo no teste rápido fizeram coleta de secreções do nariz e da garganta na sequência para o exame laboratorial RT-PCR, de caráter confirmatório.

O resultado dos dois primeiros dias do Centro de Testagem foi divulgado durante live do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, na noite deste domingo (31). “Estamos buscando a verdade. E quem procura acha. Quanto mais gente testamos, mais encaminhamos para tratamento e mais salvamos vidas. Salvar vidas é a nossa missão”, disse o prefeito.

Desde o início da pandemia, Santos já realizou mais de 21,6 mil testes rápidos e 8,3 mil PCR, entre drive thrus, unidades de saúde etc.

Pesquisa estima que 8 mil santistas já tiveram contato com o coronavírus

Também na live, o secretário de Governo, Rogério Santos, anunciou preliminarmente os resultados da terceira fase da pesquisa científica Epicobs (Epidemiologia da Covid-19 na Região Metropolitana da Baixada Santista), concluída nesta sexta-feira (29), em Santos. O estudo, realizado pela Fundação Parque Tecnológico de Santos com apoio de 40 universidades da região, mapeia a disseminação da doença na região. “Oito mil santistas têm anticorpos para a covid-19. Foram realizados 605 testes, com 3,8% das pessoas contaminada; aumento de 105% em relação ao resultado da primeira fase, que foi de 1,43% (6 mil pessoas). A segunda etapa registrou 1,85%. Cada fase tem o intervalo de 15 dias”.

A quarta etapa da Epicobs nos nove municípios da Baixada Santista está prevista para iniciar em meados de junho, com testes rápidos adquiridos pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).

LEIA TAMBÉM: