Unidos dos Morros é campeã do carnaval santista | Boqnews
ANDERSON BIANCHI

Carnaval

02 DE FEVEREIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Unidos dos Morros é campeã do carnaval santista

Assim como em 2014, escola se consagrou campeã; Sangue Jovem vence o Grupo de Acesso e volta a elite

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

ANDERSON BIANCHI_3608A escola Unidos dos Morros foi a grande campã do Desfile das Escolas de Samba de Santos. A agremiação entrou na passarela do samba com o enredo ‘O morro dá uma volta nos tempos atrás para falar de Santos, dos antigos carnavais’, do carnavalesco Rubens Gordinho.

Campeã do Carnaval santista em 2014, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos dos Morros tem 38 anos de idade. Sediada no Morro da Nova Cintra, teve no desfile 1500 componentes, 15 alas e 4 carros alegóricos. O intérprete Leandro Paçoca, que também é um dos compositores do samba, empurrou a escola junto com os 120 ritmistas, comandados pelo mestre Daniel.

O azul, verde e branco, que fazem parte das cores da escola, deram o tom na passarela durante todo o desfile da Unidos, desde o abre alas, com o nascimento do Carnaval, através dos ranchos portugueses, até o quarto carro, com a consolidação da festa tradicional, com uma homenagem às agremiações X-9, Brasil e Império do Samba.

No grupo de Acesso, a Sangue Jovem conseguiu o retorno ao Grupo Especial. Foi aerceira escola a desfilar no domingo, tendo o bairro do Gonzaga como tema, o enredo ‘Gonzaga… Requinte e prazer, um paraíso para se viver’, agitou quem estava nas arquibancadas. A escola Mãos Entrelaçadas venceu entre as pleiteantes (Grupo 1), mas não sobe ao Grupo de Acesso por não atingir a pontuação mínimia exigida.

A apuração das notas do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Santos aconteceu nesta terça-feira (2), no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro). As agremiações foram avaliadas em nove quesitos: bateria, harmonia, evolução, enredo, samba de enredo, fantasias, alegoria e adereços, mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente.

Confira o tema de todas escola neste ano, que homenageram de alguma forma os 470 anos de Santos:

Unidos da Baixada
A fé tomou conta da avenida com a homenagem da escola de samba Unidos da Baixada à Nossa Senhora do Monte Serrat, Padroeira da Cidade. A agremiação pleiteante foi a primeira a pisar no sambódromo na noite de sexta-feira (29), contando a história da santa que em 1614 protegeu os moradores da invasão de soldados holandeses.

Mãos Entrelaçadas
Viajando pelo tempo. Foi assim que e a Mãos Entrelaçadas contou a história dos 470 anos de Santos no segundo desfile da noite de sexta (29). Com o enredo “Uma viagem no tempo: do primitivo povoado, ao monumental porto e majestoso carnaval”, a escola passou por momentos e personagens da história da Cidade.

Dependente do Samba
A caridade e a solidariedade características do povo de Santos foram enaltecidas pela escola Mocidade Dependente do Samba, a terceira a entrar na Passarela do Samba Dráusio da Cruz na madrugada do sábado (30). Com mil componentes, a agremiação reverenciou Santos e lembrou a homenagem que também será feita à Cidade pela Grande Rio, na próxima semana, no Carnaval carioca.

Vila Mathias
Das caravelas portuguesas, passando pelo bonde até o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Vila Mathias contou a história do transporte nos 470 anos de Santos. A escola foi a quarta a entrar na Passarela do Samba Dráusio da Cruz na primeira noite do desfile, sendo a segunda do Grupo Especial.

Padre Paulo
Das profundezas do mar aos gritos de gol na Vila Belmiro, assim a Mocidade Independente de Padre Paulo cantou Santos na Passarela do Samba Dráusio da Cruz. A penúltima escola a desfilar no primeiro dia contou a história com o enredo “Sou Santista Folião… Caiçara Campeão do Continente ao Litoral… Pego Onda no Carnaval”.

Brasil
Os teatros de Santos entraram em cartaz no último desfile da primeira noite de apresentações da Passarela de Samba Dráusio da Cruz, na madrugada do sábado (30), no desfile do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Brasil. A Campeoníssima, como é conhecida a escola do Aparecida, mostrou os encantos das óperas, concertos, teatros e outros espetáculos nos palcos santistas.

Imperatriz Alvinegra
Primeira escola a entrar na passarela no sábado (30), segundo dia de desfile, a Imperatriz Alvinegra agradou com ‘Luz, Câmera, Ação! Curta Santos’. O presidente da agremiação, Valdery Caraúba, disse que a ideia foi homenagear a magia do cinema, falando sobre o festival santista.

Dragões do Castelo
Um reino encantado no fundo do mar habitado por seres místicos sob o comando do Rei Netuno serviu de cenário para o Centro Cultural Dragões do Castelo contar a importância do mar na história do desenvolvimento nos 470 anos de Santos. A escola foi a segunda a entrar na Passarela do Samba Dráusio da Cruz na noite do sábado (30), sendo a segunda do Grupo 1.

Real Mocidade
‘Na Real!!!… sou Mocidade… eu sou santista e falo tu. Meu escritório é na praia, eu tô sempre na área’ foi o tema da Real Mocidade Santista, que levantou a plateia da Dráusio da Cruz, na voz dos intérpretes Leandro Cipó, Célia da Real e do convidado Feitiço da Grande Rio. Pegando carona em famosa música do saudoso cantor Chorão, o samba-enredo desfilou, com seus 1,2 mil componentes, em 13 alas e quatro carros alegóricos, a alegria e o estilo do santista.

Amazonense
A quarta escola a desfilar na passarela do Samba foi a Mocidade Amazonense e levantou a arquibancada. O público foi ao delírio com o samba enredo da escola Majestosa Santos e Fatos e Prosa. Os 2 mil componentes compuseram 17 alas com 70 integrantes em cada uma e quatro alegorias.]
x-9
Penúltima agremiação a entrar na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, a Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba X-9, pioneira no Carnaval Santista, veio para a avenida comemorar os 470 anos de Santos homenageando um dos cartões postais mais famosos da Cidade: o Monte Serrat.
União Imperial
‘A noite abre seu manto…Santos revela seus encantos’. Foi com esse enredo, que o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba União Imperial encerrou os desfiles do primeiro dia do Grupo Especial e levou para a avenida os seus 2 mil componentes, distribuídos em 16 alas e 4 carros alegóricos. Contou a história da noite santista desde os seus primórdios, com os acendedores de lampiões, passando pelos cassinos da Boca do Lixo, a influência dos movimentos musicais, até chegar nos dias de hoje, com a constante agitação e a essência do povo santista, que sabe se divertir como poucos.

Império do Rio

A terceira noite de desfile marcou a presença das escolas do Grupo de Acesso, onde a campeã garante a participação no grupo especial em 2017. A Império da Vila foi a marcar presença na Passarela do Samba Draúzio da Cruz.
Bandeirantes do Saboó
Os 400 integrantes do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Acadêmicos Bandeirantes do Saboó esbanjaram alegria e samba no pé no desfile de domingo (31) pelo Grupo de Acesso. A agremiação foi a segunda a entrar no Sambódromo e terminou sua apresentação em 43 minutos.
Unidos da Zona Noroeste
O orgulho de morar na Zona Noroeste foi cantado em verso, prosa e no samba-enredo do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos da Zona Noroeste. A agremiação apostou em suas raízes para tentar vencer o Grupo de Acesso do Carnaval santista. A escola foi a última a desfilar, já na madrugada de segunda-feira (1), e esbanjou entusiasmo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.