Educadores temem fechamento de escolas estaduais | Boqnews
Foto: Reprodução/Apeoesp

Reorganização

23 DE OUTUBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Educadores temem fechamento de escolas estaduais

Projeto de reorganização das escolas estaduais assombra professores e alunos. Protestos acontecem deste o início de outubro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A reorganização da rede estadual de ensino tem gerado muita polêmica. A Secretaria de Educação do Estado acredita que a mudança melhorará a qualidade de ensino. Em contrapartida, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp) – Subsede Baixada Santista prevê que esta não é a melhor fórmula para alavancar a educação.

Um dos objetivos da reorganização é separar alunos dos ensinos Fundamental e Médio, fazendo com que cada unidade escolar foque em apenas um ciclo, que podem ser divididos em: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Segundo dados da Secretaria de Educação, escolas de ciclo único têm desempenho superior de 10% em comparação àquelas com vários ciclos.

p6-okkA medida ainda está em fase de estudo para começar no ano letivo de 2016 e não deve envolver todas as unidades de ensino estadual neste primeiro momento.

A coordenadora da Apeoesp, Célia Amado, critica esta medida do governo estadual — a qual a classe chama de desorganização do ensino. “A educação não serve para fazer teste. O que tem que ser feito é investimento na infraestrutura das escolas, do ensino e a valorização dos professores”, evidencia. Segundo Célia, esta medida de reorganizar o ensino já aconteceu em 1995, mas todo o investimento prometido não foi cumprido. “O Governo viu que não era uma decisão correta e decidiu voltar atrás. Passaram-se 20 anos e eles querem retornar a medida”, conta.

A Apeoesp destaca que a iniciativa fechará escolas, superlotará salas de aula e demitirá professores. Segundo a cartilha Grito Pela Educação, que pode ser acessada no site do Sindicato uma a cada três escolas estaduais serão fechadas.

Podem fechar
As manifestações continuam acontecendo na Baixada Santista e no Estado. Segundo Célia, as escolas Cleóbulo Amazonas Duarte e Braz Cubas (em Santos); Rene Rodrigues de Moraes e Lamia Del Cistia (no Guarujá) e Escola Estadual Maria Thereza da Cunha Pedroso (em São Vicente) são algumas das unidades na Baixada que podem ser fechadas com a reorganização do ensino.

Escolas próximas
De acordo com o próprio site da Secretaria de Educação do Estado, “alunos das escolas reorganizadas se descolocarão até 1,5 km para sua nova unidade escolar”. Portanto, nem sempre existe mais de uma escola próxima à residência do aluno. Esta é uma preocupação da coordenadora Célia, já que a distância pode fazer com que a criança e/ou o adolescênte perca o interesse em frequentá-la.

A Secretaria de Educação do Estado informa que nada está definido sobre o assunto.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.