Elevado Aristides Machado entrará em obras no início de 2023 | Boqnews
Imagem da Elevado Aristides Machado/Foto: Doug Fernandes

Obras

29 DE OUTUBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Elevado Aristides Machado entrará em obras no início de 2023

Obras devem começar no primeiro trimestre do próximo ano

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Elevado Aristides de Bastos Machado, no Centro Histórico de Santos, vai passar por recuperação e restauração. Portanto, as obras devem começar no primeiro trimestre do próximo ano. Desde sua inauguração em 1976, esse será o primeiro restauro de grande porte.

Desse modo, a recuperação do elevado envolve o reparo/reforço estrutural com concreto de alta resistência. Juntamente com a aplicação de pintura de proteção em estrutura de concreto aparente.

Receberá aplicação de concreto asfáltico, o paisagismo será recuperado, assim como os passeios, guias e sarjetas. Vai ser feita a sinalização horizontal, pintura em superfícies de concreto e urbanização sob o elevado. Além disso, haverá a implantação da iluminação cênica.

Contudo, os serviços têm valor orçado em R$ 26.370.990,39 e prazo de execução de 18 meses. Os recursos são de convênio com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e contrapartida do Município.

Para contratar a empresa que fará a obra, a Prefeitura lançou, na última sexta-feira (21), o edital de licitação. Ele inclui material, equipamentos e mão de obra. Tem duração aproximada de 90 dias, caso não haja recursos. Assim, os primeiros envelopes, da proposta, serão abertos no dia 22 de novembro.

A Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) fez o orçamento para a intervenção. Também, preparou a minuta da licitação com base em projeto elaborado por empresa especializada.

A princípio, o elevado foi inaugurado em 6 de novembro de 1976, na administração do prefeito Antônio Manoel de Carvalho. A Prodesan idealizou a obra em concreto armado e possui 385 metros de comprimento.

Aristides Bastos Machado governou a cidade por duas vezes, de 1932 a 1935 e em dois meses de 1936. Ele foi urbanista, deputado, e o prefeito que iniciou o ajardinamento das praias santistas. Seu nome foi dado à via elevada sobre o túnel, que liga a Avenida São Francisco à entrada de Santos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.