Elevado no Centro de Santos reabre ao tráfego no dia 31 | Boqnews
Foto: Diego Matos/PMS

Serviços Públicos

18 DE DEZEMBRO DE 2023

Elevado no Centro de Santos reabre ao tráfego no dia 31

Elevado passa por primeira grande obra estrutural desde sua inauguração

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Elevado Aristides Bastos Machado, no Centro Histórico de Santos, completa 90% de serviços executados.

Sendo assim, a reabertura ao tráfego está confirmada para o dia 31 de dezembro.

A recuperação e o restauro da estrutura, que passa pela sua maior de obra desde a inauguração em 1976, conta também com reforço especial no solo, por onde passam os veículos, novos pontos de iluminação e intervenções em seu entorno.

Mesmo as obras tendo sido iniciadas em março, com prazo contratual de 18 meses, ou seja, setembro de 2024, para a execução do projeto, os trabalhos foram acelerados visando a alta temporada.

O viaduto de 375m de extensão é uma importante rota de ligação da Cidade, por onde passam diariamente cerca de 50 mil veículos.

A obra manterá a mesma pintura da sinalização horizontal da pista, porém com a novidade da utilização de fibra de carbono, juntamente no reforço dos pilares.

Dessa forma, para recompor e fortalecer a espessura do solo, informou o secretário de Serviços Públicos, Wagner Ramos, durante vistoria aos trabalhos nesta segunda-feira (18).

Obras

As intervenções não envolvem apenas o viaduto, mas abrangem também o entorno, com direito a construção de área esportiva sob o elevado, com duas pistas de skate e da quadra de basquete.

Já se encontram concluídos o tratamento e fechamento das fissuras na estrutura, a troca de aparelhos de apoio (vinculada a elementos como vigas e pilares) e 4m de colocação de guias curvas.

Já na fase final, avançaram os reparos e a proteção da estrutura na parte inferior (96% concluídos), a remoção do pavimento (75%), construção de novas calçadas (60%), e a instalação de 178m de guias retas (60%), 182m de sarjetas de concreto moldadas no local (60%) e 242m² de calçadas em concreto desempenado (60%).

Ainda em continuidade, está o recapeamento das vias e a execução de 395,2m² de pavimentação asfáltica – ambos com 30% de progresso.

Em janeiro, será executada a instalação de 18 novos postes para a pista do elevado e de 628 lâmpadas especiais para a iluminação cênica, assim como no viaduto da entrada de Santos que liga as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes com a Via Anchieta.

Já a área esportiva sob o elevado ganhará cercamento em aço com telas instaladas em vigas e portas metálicas para maior segurança do local. São duas pistas de skate e uma quadra de basquete, aproveitando o vão livre sob a estrutura, dividido em três segmentos por pilastras.

Totalizando 311m², as duas pistas do skatepark, uma delas da modalidade street, contam com rampas para evoluções e manobras. Ambas contarão com alambrados com 2,9m de altura.

A primeira conta com uma pequena arquibancada de 6,1m² com dois degraus, uma ‘mini ramp’ e um minipalco.

Enquanto o segundo espaço dispõe de um ‘quarter’ (meia ‘mini ramp’), uma pirâmide com corrimão destinada a manobras. E um corner bowl (construção de concreto no formato de uma meia esfera, com a parte convexa para baixo).

O terceiro e último vão livre sob o elevado, destinado ao basquete, ocupa 168m² e receberá alambrados de 4,6m de altura. O espaço terá duas estruturas de basquete com tela e cesto tamanho juvenil.

O espaço esportivo contará com iluminação especial com projetores em LED, paisagismo e 1,5m³ de bancos de concreto. A área alambrada contará com portas metálicas, um armário guarda-volumes de aço com oito portas e lixeira.

As obras, supervisionadas pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) estão sendo executadas pela Terracom Construções, vencedora da concorrência pública.

Desse modo, receberam um investimento de R$ 37.783.284,44, sendo R$ 19.642.831,10 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Estado, e o restante do orçamento municipal. O prazo contratual para a realização expira em setembro de 2024.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.