Leitura

Encontro Anual do Proler acontecerá nos dias 21 e 22

Educador digital, literatura, ecofelicidade, educação de jovens e adultos e inclusão social estão entre os temas a serem abordados

18 de outubro de 2015 - 10:08

Da Redação

Compartilhe

Na próxima quarta-feira, 21/10, acontece a abertura da XIX Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Baixada Santista/ Unisanta (Proler-BS/Unisanta). O encontro acontecerá nos dias 21 e 22/10, no auditório do Bloco E, na Universidade Santa Cecília (Unisanta).
No primeiro dia, a partir das 8h, acontecerá a composição da mesa com os dirigentes de ensino, secretários da cultura e da educação da Baixada Santista para a entrega do Troféu Proler e Troféu Escreler*. Em seguida, às 13h30, a palestra O educador digital estará por conta de Ary Britto, do professor da Unisanta, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Diretor executivo da Marca Pessoal Treinamentos. Coordenador de Marketing do Sistema Santa Cecília de Comunicação e da Lab.822 – Agência Experimental da UNISANTA.
Às 15h05, representantes do Estado do Amapá farão uma Apresentação da Dança Folclórica “Marabaixo”. Logo depois, às 15h25, começa a *Mesa-Redonda sobre A Elaboração de uma Proposta Curricular Mínima na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Amapá, * com Moisés Prazeres Bezerra, Rosenilda Sandra F. da Rocha, Odinete Cristina Almeida Alves e Wanda Maria da Silva Ferreira.
No dia 22/10, a partir das 8h30, Alfredo Cordella, professor da Unisanta, mestre em Administração e bolsista do Governo do Canadá, ministra a palestra sobre *Ecofelicidade: uma conexão entre felicidade e relações sadias*.
Às 10h, Regina Braga, professora de Língua e Literatura Portuguesa e
Brasileira, com especialização em Linguística e Literatura Brasileira e
Autora do livro Construindo o Leitor Competente, falará sobre Alfabetização Literária.
Para encerrar o encontro, acontecerá um *Workshop* que contará com cinco temas e professores diferentes. O primeiro tema é *O leitor competente*. A cargo de Regina Braga. O segundo tema, Reinventando os Espaços de Leitura, estará por conta da Prof.ª Helen Pereira Quintela, psicopedagoga, especialista em alfabetização e ministrante do curso de Brinquedoteca do Instituto Indianápolis.
Em seguida, a palestra será sobre *Um processo de Inclusão que deu certo, com Prof. Me. Gilberto Ghiuro Junior, advogado, professor de direito no ensino superior há 28 anos. O quarto tema, *Educação de Jovens e Adultos: um Grande Desafio, *será abordado pela Profª. Rosa Maria Sessa, pedagoga, graduada pela Unisanta, pós-graduada em Psicopedagogia.
Para finalizar o Workshop, Edith Chacon Theodoro, formada em Letras e pós-graduada em Língua e Literatura, escritora, professora e assessora de Língua Portuguesa, falará sobre *Poesia em sala de aula – uma estratégia para leituras e produção de textos.

LEIA TAMBÉM: