Cidade recebe encontro de prevenção de DST/Aids | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

18 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Cidade recebe encontro de prevenção de DST/Aids

Evento acontece nos dias 18 e 19 de abril, no Sindipetro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A exemplo de outras localidades, Santos registra um novo diagnóstico de Aids por dia no sistema de Saúde. A estatística faz crer que as práticas em prevenção e controle que deram certo no passado vêm sendo esquecidas. Para fazer este alerta, a Associação de Pesquisa, Prevenção e Educação em DST/Aids (ASPPE) realizará na cidade, nos dias 18 e 19 de abril, o Encontro Regional de Inovações na Prevenção de DST/Aids e Hepatites Virais. Reunindo os estados do Sudeste, o encontro ganha caráter nacional devido à representatividade que São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais possuem na luta contra o HIV.

progDiretora da ASPPE, Tânia Maria Justo, à frente da entidade desde 1994, afirma que é necessário provocar uma reflexão coletiva com a participação de gestores públicos, a fim de revalidar e ao mesmo tempo renovar as práticas no enfrentamento das doenças sexualmente transmissíveis – DSTs. “Além do registro de um novo diagnóstico de HIV diariamente pelo sistema de saúde, há um aumento dos casos de sífilis. Estes dados mostram que algo precisa ser feito. Santos teve uma projeção muito grande no passado pela coragem e empenho no enfrentamento destas questões. É nossa meta voltarmos a ocupar esta vanguarda e o nosso evento visa discutir novas abordagens, e reforçar a necessidade de manter aquilo que já deu certo”, afirma.

No primeiro dia do encontro serão abordados temas como o Panorama das DST/Aids e Hepatites virais no Brasil e no Estado de São Paulo, A Importância das Organizações Sociais, Testagem e Prevenção Secundária, além de outros. “Haverá uma palestra muito importante sobre contracepção hormonal subcutânea, com o Dr. Luiz Carlos Sakamoto, que tem pesquisa em parceria com uma indústria farmacêutica. Ele faz este projeto com usuários de drogas e vai expor aqui. Este projeto também é realizado em Santos, com gestantes HIV positivas, abordando a transmissão materno infantil, uma questão fundamental.  É importante que se tenha mais esta opção”, afirma a coordenadora da ASPPE.

Várias personalidades já estão confirmadas para o encontro, como o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Dr. Fábio Mesquita. Santista, o médico projetou-se a partir do trabalho desenvolvido em Santos, no começo dos anos 80. Conforme o especialista, o Brasil tem atualmente 81 mil pessoas em tratamento com antirretrovirais, 11% a mais do que em 2014. Também estará na mesa de abertura, a Dra Maria Clara Gianna, diretora do Centro de Referência em DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Sirlene Caminada, diretora técnica da Divisão Estadual de Hepatites Virais de São Paulo, Artur Kalichman, assistente da Direção Técnica do CRT DST/Aids de São Paulo, além do secretário de Saúde de Santos, Dr. Marcos Calvo.

O segundo dia aborda temas igualmente importantes, como o aumento de casos de sífilis, por exemplo. Estão confirmados os médicos Dr. Valdir Pinto, Dr. Chao Lung Wen, Dr. Marcos Caseiro e outros. Todos os estados confirmam a presença de coordenadores de programas de DST/Aids. O Espírito Santo enviará Julimar França, Minas Gerais, confirmou a Dra Jordana Costa Lima e o Rio de Janeiro, a Dra Denise Pires.

Conforme a coordenadora da ASPPE, o evento visa alertar os municípios e os gestores sobre a importância dos investimentos na área de transmissão vertical do HIV, com interface com o planejamento familiar, com mulheres usuárias de drogas e várias outras frentes. “As questões hoje têm que ser planejadas de forma integrada com outros setores. Não adiantam ações isoladas de campanhas, ações pontuais. As ações foram esquecidas e este é o quadro que nós temos hoje”, disse Tânia Justo.

Evento acontece no Sindipetro, na Av. Conselheiro Nébias, 248 – Vila Matias. A programação completa e inscrições no site da Asppe.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.