ESAMC Santos promove I Mostra de Engenharia | Boqnews

Cidades

06 DE JUNHO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

ESAMC Santos promove I Mostra de Engenharia

A ESAMC Santos promove no próximo dia 16, a partir das 19h30, a I Mostra de Engenharia. O evento gratuito e aberto ao público em geral contará com 18 maquetes de projetos desenvolvidos para melhorar a Baixada Santista. Haverá também uma palestra ministrada pelo professor Doutor Ricardo Oi sobre o campo profissional para os engenheiros […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A ESAMC Santos promove no próximo dia 16, a partir das 19h30, a I Mostra de Engenharia. O evento gratuito e aberto ao público em geral contará com 18 maquetes de projetos desenvolvidos para melhorar a Baixada Santista. Haverá também uma palestra ministrada pelo professor Doutor Ricardo Oi sobre o campo profissional para os engenheiros e seu mercado de trabalho.


“Esta mostra de trabalhos tem por objetivo apresentar ao público a aplicação da engenharia através de protótipos nas diversas aplicações de nosso cotidiano. Dessa forma, o público poderá obter mais informações sobre a área da Engenharia”, informa o professor Ricardo Oi.


Dentre os trabalhos apresentados estarão projetos de trânsito urbano como uma ponte alternativa para ligação entre Santos e Guarujá, ponte paralela a Ponte Pênsil para facilitar a locomoção entre São Vicente e Praia Grande, linha ferroviária para transporte de passageiros entre as regiões metropolitanas da Baixada Santista e de São Paulo, e um túnel na Nova Cintra para ligar a Zona Noroeste a orla da cidade.


Também terão alternativas sustentáveis como aquecedor solar com garrafa pet, coleta para aproveitamento de óleo de cozinha, sistema de captação e reuso de águas pluviais, torre de tratamento de ar, refrigerador portátil, conversão de energia mecânica em elétrica, energia limpa com gás metano e telha ecológica.


Além de produtos voltados para acessibilidade como ergonomia no ambiente universitário, adequação de espaços para portadores de necessidades especiais, inclusão de handbike, lousa giratória, skate movido por energia magnética e tapete alerta de presença.


A I Mostra de Engenharia é realizada pelos alunos do 1º semestre dos cursos de Engenharia Civil e de Produção da ESAMC Santos. A faculdade está localizada na rua Doutor Egydio Martins, 181, na Ponta da Praia. Outras informações são obtidas no site www.esamc.br.


Serviço:


I Mostra de Engenharia ESAMC Santos
Data: 16 de junho (quinta-feira)
Horário: A partir das 19h30
Local: rua Doutor Egydio Martins, 181, Ponta da Praia, Santos (SP)


Palestrante:


Prof. Dr. Ricardo Oi. Doutor em Engenharia Química (UNICAMP), Engenheiro de Produção (FEI) e Mestre em Educação, Administração e Comunicação (Universidade São Marcos). Possui 12 anos de experiência em planejamento e gestão de projetos, atuando nas áreas de qualidade, consultoria e prestação de serviços. Na área acadêmica atua há 8 anos como coordenador e professor de cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia e Administração, e na coordenação de projetos de pesquisa e de extensão. Atualmente é engenheiro concursado no DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de SP, sócio e gerente comercial da SISTEMA 5 (empresa de desenvolvimento de softwares de gestão) e professor dos cursos de Engenharia da ESAMC.


Trabalhos a serem apresentados:


– Aquecedor solar com garrafa pet: Projeto com finalidade ambiental e social através da utilização de garrafas pet para fabricação de um aquecedor solar para aquecimento de água, reduzindo o consumo de energia elétrica.


– Coleta para aproveitamento de óleo de cozinha: Sistema de coleta de óleo de cozinha em edifícios, no qual os moradores depositariam esse material de forma prática e dessa maneira elevar a quantidade coletada, gerando menor impacto ambiental e o aproveitamento para a fabricação de óleo combustível ou sabão.


– Ponte alternativa para ligação entre Santos e Guarujá: Trata-se de uma proposta alternativa do projeto já apresentado, no qual viabilizará o comércio e reduzirá o impacto ambiental pela sua menor extensão.


– Ponte entre as cidades de Praia Grande e São Vicente: Proposta para ligar Praia Grande e São Vicente, através de uma ponte, paralela a Ponte Pênsil, para reduzir o trânsito nas épocas de verão e feriados entre essas duas cidades.


– Sistema de captação e reuso de águas pluviais: Trata-se do uso racional da água através do reaproveitamento da água de chuva para finalidade não potável.


– Sistema de transporte de passageiros entre as regiões metropolitanas da Baixada Santista e de São Paulo: Esse sistema de transporte alternativo visa à transposição da Serra do Mar através de uma linha ferroviária para passageiros, reduzindo assim os intensos congestionamentos.


– Túnel da Nova Cintra: Consiste na proposta para ligar a Zona Noroeste e a orla de Santos através de um túnel sob a região de morros, e dessa forma reduzir o trânsito santista, que está cada vez mais caótico em virtude do aumento do número de veículos na região.


– Torre de tratamento de ar: Proposta para tratamento do ar em grandes centros urbanos através de uma torre de filtragem de ar.


– Adequação de espaços em universidade para acessibilidade de portadores de necessidades especiais: Proposta de acessibilidade para instalações em universidade, gerando assim a inclusão de portadores de necessidades especiais.


– Cold liquid – refrigerador portátil: Trata-se de um equipamento portátil de refrigeração de baixo custo, que permite refrigerar latas de cerveja ou de refrigerante.


– Conversão de energia mecânica em elétrica: Demonstração de conversão da energia mecânica em energia elétrica através de um dínamo.


– Energia limpa com gás metano: Proposta de aproveitamento do gás metano proveniente de aterros sanitários, consistindo na divulgação de energia limpa e sustentabilidade.


– Ergonomia no ambiente universitário: Consiste no desenvolvimento de mobiliário ergonômico para alunos, professores e funcionários de universidades para maior conforto e segurança.


– Handbike – triciclo para portadores de necessidades especiais: Projeto para mobilidade de portadores de necessidades especiais, através da adaptação de um triciclo.


– Lousa giratória: Este projeto apresenta uma proposta de uma lousa escolar giratória para um maior aproveitamento do quadro.


– Skate movido por energia magnética: Trata-se no desenvolvimento de um skate impulsionado por energia magnética proveniente de imã, proporcionando uma opção de mobilidade com energia limpa.


– Tapete alerta de presença: Sistema alternativo de alerta sonoro através de um tapete, que dispensa a instalação elétrica e permite alertar toda vez que uma pessoa fique diante de uma porta.


– Telha ecológica: Fabricação de telhas com materiais recicláveis, consistindo em uma proposta de sustentabilidade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.