Escadaria do Monte Serrat passa por revitalização e serviços de drenagem | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

16 DE JANEIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Escadaria do Monte Serrat passa por revitalização e serviços de drenagem

Projeto para o morro contempla contenção de encosta, melhoria na drenagem e construção de muro de arrimo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Já estão 40% executadas as obras de revitalização e drenagem do Caminho Monsenhor Moreira, cuja escadaria, com 402 degraus divididos em 14 nichos, é o principal acesso ao Monte Serrat.

Sendo assim, o projeto da Prefeitura está dividido em nove áreas, e contempla também contenção de encosta, estabilização de taludes, melhoria no sistema de drenagem e construção de um muro de arrimo. Desse modo, para garantir mais segurança e conforto aos moradores e visitantes.

“Paralelamente, a empreiteira está instalando chumbadores para promover as intervenções voltadas à contenção do solo”, explicou a engenheira Juliana Moura, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), responsável pelo acompanhamento e supervisão. Ela lembra que os serviços começaram no Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, localizado no topo, e agora se encontram entre os nichos 9 e 8.

Serviços

As obras na escadaria ocorrem em duas etapas, a cada metade do trecho, deixando livre a outra para a circulação dos moradores e visitantes. Os serviços envolvem a demolição total do concreto, desde o início da subida junto à Praça Corrêa de Melo até a entrada do santuário para reconstrução do piso cimentado, com acabamento áspero vassourado para prevenir acidentes com pedestres.

Portanto, o caminho ganhará corrimãos e guarda-corpo tubular em aço galvanizado, com pintura em esmalte sintético, em substituição às antigas peças metálicas, além de 19 lixeiras.

“Nos locais onde se verifica solapamento e desassoreamento de solo sob o piso, será realizado aterro compactado para estabelecer a uniformidade e homogeneidade, seguido de acabamento em cimentado desempenado, ou seja, nivelado com desempenadeira”, prosseguiu a engenheira. O acabamento será com selante endurecedor, que aumenta sua durabilidade e melhora o aspecto visual.

Além disso, também serão recompostos, com piso de concreto desempenado, os acessos às residências do Caminho Monsenhor Moreira que forem demolidos para passagem de canaletas e tubulação para a melhoria da drenagem.

A estabilização da encosta do Monte Serrat envolve nove pontos junto à escadaria principal, sendo oito contenções com solo grampeado e um muro de arrimo com 6,45 metros lineares.

Solo grampeado é o resultado da execução de chumbadores visando estabilizar o talude. Os chumbadores promovem a estabilização geral do maciço. Já a estabilidade local ocorre por meio das telas de aço fixadas por ganchos na extremidade externa dos grampos de aço chumbados no solo. Esse conjunto tem por objetivo estabilizar taludes em condições de instabilidade.

Dessa maneira, o projeto de melhoria de drenagem no Caminho Monsenhor Moreira prevê o assentamento de tubos pead (polietileno de alta densidade) de até 500 milímetros de diâmetro e outros tubos de concreto de 600 milímetros. Os tubos pead são leves em relação às peças metálicas, têm antiaderência, alta resistência à corrosão e a impactos.

Além disso, ocorrerão vistoria e reparos nas canaletas, assim como a limpeza e desobstrução desses escoadouros e de tubulações de águas pluviais.

O projeto de drenagem e contenção junto ao Caminho Monsenhor Moreira está a cargo da Sabino Comércio e Empreiteira, vencedora da concorrência pública.

Além disso, o investimento é de R$ 8.943.356,54, sendo R$ 3.304.151,70 provenientes da Secretaria de Turismo do Estado e o restante, do orçamento municipal.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.