Escola Municipal Auxiliadora da Instrução celebra 100 anos | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS/Secor

Educação

01 DE AGOSTO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Escola Municipal Auxiliadora da Instrução celebra 100 anos

Nas festividades, exposição de fotos, documentos e objetos antigos e apresentações teatrais e musicais dos alunos

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma exposição de fotos, documentos e objetos antigos, apresentações teatrais e musicais dos alunos, o parabéns a você e até uma sessão solene da Câmara Municipal para entrega de placa comemorativa resgataram os 100 anos da escola municipal santista Auxiliadora da Instrução, completados nesta sexta (1º), com festa durante todo o dia.

Pela manhã, o ex-aluno Manuel de Paula Filho, de 68 anos, protagonizou uma peça teatral idealizada pelos alunos do programa Escola Total, que também participaram, trajando os uniformes da época. O enredo contou a vida estudantil de Manuel. “Foi muita emoção. Guardo excelentes recordações. Meus filhos estudaram aqui e hoje minha neta também.”

Juliana Abreu de Paula Santos, de 8 anos, tem o mesmo carinho pela Auxiliadora que o avô, que, orgulhoso, assistiu a sua apresentação de coral. “O que mais gosto da escola é minha professora Marli e de fazer lição”, afirmou Juliana, junto com a mãe Viviane Abreu de Paula, de 39 anos. “Eu sinto saudade da minha professora de Música, Joaquina, e do de Educação Física, Fafi, que fazia campeonatos de corrida”, contou Viviane. Ela pretende colocar os outros dois filhos, de 2 e 4 anos, na escola quando atingirem a idade adequada.

A festa foi prestigiada igualmente por funcionários e educadores. Com 49 anos, Cláudia Esteves Corazza Rodrigues há 28 é inspetora de alunos da ‘Auxiliadora’. Estudou na unidade e contou que seus professores viraram colegas de trabalho, o que foi uma grande emoção. “Tenho amigos daquela fase até hoje, como o atleta Valmir Nunes.” Cláudia fez questão de frisar que mesmo morando longe, prefere continuar no local por amor à escola.

Já a professora Maria Cristina Cichello Pedro, que há 29 anos leciona na Auxiliadora, declarou que logo que iniciou a carreira escolheu a escola por ser próxima a sua casa, mas depois lá permaneceu porque gosta. Hoje, Cristina passa o dia todo no lugar porque além de dar aula para o ensino fundamental, desde 2001 atua como auxiliar de classe para inclusão.

Sessão solene
À tarde, durante a sessão solene, foram homenageados o antigo diretor da unidade, Antônio dos Santos Soares Filho, e os ex-alunos Hilda da Trindade Gonçalves, de 87 anos, e Manoel de Araújo, de 78.

A secretária de Educação de Santos, Venúzia Fernandes, lembrou das milhares de crianças e jovens, educadores e funcionários, pais e colaboradores que contribuíram para escrever a biografia da centenária escola. “Tal patrimônio de luta, trabalho e dedicação encontra-se impregnado nas paredes e alicerces deste edifício, porém, mais que isso, encontra-se gravado nos corações e mentes dos que aqui estudaram e trabalharam”.

Fundada por José de Sá Rocha, a instituição primeiramente fucionou até 1950 na rua Sete de Setembro. Depois, passou para a Praça Rubens Ferreira Martins, s/n, no Estuário.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.