Escolha do transporte escolar requer cuidado | Boqnews
Foto: Marcelo Martins/PMS

Volta às aulas

06 DE JANEIRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Escolha do transporte escolar requer cuidado

Responsáveis devem atentar para garantir a segurança dos estudantes

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A volta às aulas para muitos pais está na relação de preocupações anuais. 2024 começou e em breve é hora de mandar os pequenos para a escola. A escolha da instituição de ensino, por vezes, impõem a necessidade de contratação de transporte escolar. Porém, deve ser feito com atenção para garantir a segurança e o bem estar dos estudantes.

Na maioria dos casos é comum os pais optarem pelo serviço com trajetos menores, porém a preocupação com a segurança predomina na hora da escolha. “Eu me sinto mais segura em utilizar o transporte pois sei que meu filho estará seguro e que ele não faltará às aulas em razão do mau tempo”, salienta a mãe Vivian Marques. Ela acrescenta que a certeza que o filho chegará bem e no horário compensa o investimento.

Há 13 anos na profissão de perueiro David Delfino, ou tio Delfino como é mais conhecido, ressalta a necessidade de fazer a devida identificação de todas as crianças a serem transportadas para evitar possíveis ocorrências e confusão no itinerário. “Dessa forma podemos conhecer melhor cada criança transportada” salienta.
Delfino reclama que muitos pais que levam seus filhos não respeitam as sinalizações de trânsito nas áreas sinalizadas próximas às escolas. O que acaba gerando transtornos, afirmou ao ser questionado sobre os desafios do dia a dia.

O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) define que os transportes escolares devem ser devidamente identificados com a faixa amarela escrito “Escolar”.
Os motoristas também devem ter mais de 21 anos, possuir o curso para condutores de transporte escolar, possuir a habilitação na categoria “D”, não possuir infrações graves ou gravíssimas, nem mais que duas infrações médias nos últimos 12 meses.

Além disso, é necessário fazer exame psicológico a cada renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Medidas de segurança

Algumas medidas de segurança importantes para os responsáveis estarem atentos são verificar se o veículo está em bom estado, se há cintos de segurança suficiente para todas as crianças, o histórico da empresa, verificar a carteirinha do profissional e se as vistorias estão em dia (devem ser realizadas a cada seis meses).

Outras alternativas

Há também outras alternativas disponíveis para levar os filhos a escolas.
Exemplo disso, o caso da Isadora de Paula, que optou por contratar uma pessoa que leva e busca os seus filhos na escola em carro particular. “O valor do escolar estava ficando muito alto para mim, então optei por encontrar uma moça que fez um preço melhor”.

Acidentes

Apesar de todos os cuidados que devem ser tomados, ainda é possível ocorrer acidentes. Já que em nenhum momento estamos totalmente livre de imprevistos.
Em março de 2023 na cidade de Jandaia do Sul, no Paraná, um veículo de transporte escolar atravessou inadvertidamente os trilhos e foi atingido por um trem ocasionando a morte de cinco crianças. Após o ocorrido o motorista e o veículo foram investigados e várias irregularidades foram constatadas.

Já em setembro outro veículo também se envolveu em acidente, na cidade de José de Freitas no Piauí, um veículo com saldo de uma morte.

Outro caso ocorreu em dezembro, em Rezende da Costa, Minas Gerais, onde houve a colisão de um veículo de transporte escolar com um caminhão betoneira, ressultando em duas mortes.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.