Promover a reflexão do jovem sobre seu espaço na sociedade, sua identidade e seu lugar no mundo é a principal proposta do espetáculo Mergulho, que terá apresentação única e gratuita no dia 17 de março, às 14 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, na Av. Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba, em Guarujá.
Portanto, esta será a terceira sessão da temporada gratuita iniciada em fevereiro, em São Paulo, tendo como público-alvo estudantes a partir de 10 anos.
Além disso, a peça Mergulho, da Cia. Gesto de Teatro, tem autoria e direção Leslie Marko complementada por uma dramaturgia coletiva, trazendo no elenco os atores Gabriela Oliveira, Guillermo Alves e Leonardo Trovão.
A montagem atual é a evolução natural de um processo iniciado nos anos 80, a partir de uma pesquisa sobre o jovem e os processos de intolerância e diversidade numa cidade grande como São Paulo.
“De lá pra cá, fizemos várias versões desta narrativa, com a mesma ideia de levar uma experiência que gere reflexões, para que esse jovem amadureça e tenha uma nova visão da sociedade, promovendo as mudanças que queremos no mundo”, detalha Leslie.
A história gira em torno de três personagens que buscam entender e lidar melhor com suas identidades, representando grupos étnicos/culturais e tornam-se metáforas para as minorias que convivem na cidade.
Nesta montagem, os atores Gabriela Oliveira, Guillermo Alves e Leonardo Trovão representam um judeu, uma filha de negro com indígena e um nordestino
“Levamos cenas reais para o palco, de situações baseadas nas pesquisas que fizemos, e alternamos com cenas ficcionais, próprias da imaginação do jovem. Os personagens retratam o preconceito que sofreram e mostram como transformar essa dor a partir da própria realidade”, explica a diretora.
A apresentação convida a plateia a um verdadeiro mergulho em alguns dos momentos do cotidiano do jovem, pincelando sua relação com sonhos, medos, angústias, ambiente familiar, amores, preconceitos, solidões, vazios, saturações de tudo e dele mesmo e, principalmente, as suas esperanças.
Roteiro
Desse modo, o roteiro coloca o dedo na ferida ao expor formas de discriminação na História Social, na identidade familiar e cultural dos personagens e seus reflexos no cotidiano. Sendo eles, judeus no Holocausto, escravidão dos negros no Brasil e a discriminação contra migrantes nordestinos ou outros descendentes de imigrantes e refugiados diversos.
Porém, a reflexão que a peça provoca não se limita apenas aos mais novos, como destacou Leslie, uma vez que a dramaturgia da apresentação oferece ao adulto a oportunidade de reavaliar seus vínculos e posturas em relação ao jovem, assim como resgatar o adolescente que já foi um dia.
Onde fica
Mergulho, da Cia. Gesto de Teatro
Classificação: 10 anos
Duração: 75 minutos
17/3 – 14 horas
Avenida Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba, Guarujá
Retirada dos ingressos gratuitos pela plataforma Sympla