Estado de São Paulo começa a aplicar segunda dose da Coronavac | Boqnews
Foto: Divulgação

Vacina

12 DE FEVEREIRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Estado de São Paulo começa a aplicar segunda dose da Coronavac

Primeira brasileira a ser vacinada em 17 de janeiro, enfermeira Mônica Calazans recebeu segunda dose nesta sexta-feira (12)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Governo Estadual anunciou nesta sexta-feira (12) o início da aplicação da segunda dose da vacina do Butantan contra a Covid-19, completando o esquema vacinal do imunizante e garantindo proteção completa aos pacientes.

A primeira brasileira vacinada contra Covid-19, Mônica Calazans, enfermeira da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, recebeu a segunda dose do imunizante durante a coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Ela recebeu a dose inicial no dia 17 de janeiro, na abertura da campanha, que ocorreu imediatamente após a aprovação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para uso emergencial da vacina do Butantan.

Enfermeira recebe segunda dose/ Foto: Divulgação

Campanha

A medida dá continuidade à campanha, que já alcançou 1,3 milhão de brasileiros que vivem em SP. A segunda dose será aplicada nos profissionais da saúde, indígenas e quilombolas, além de idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência a partir de 18 anos que vivem em instituições de longa permanência que receberam a primeira dose da vacina do Butantan. O intervalo entre as doses é de 14 a 28 dias, conforme bula do produto.

É prerrogativa das Prefeituras organizar o consumo de suas grades, programar o abastecimento da rede para imunizar todas as pessoas que integram os públicos-alvo. A divisão das grades é baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

“Quero deixar clara a minha emoção de estar sendo imunizada pela segunda vez. Mas isso não me dá o direito de sair na rua sem máscara, sem álcool em gel. Vou continuar junto com todos os brasileiros usando máscara até que todos estejam imunizados”, disse Mônica Calazans. “Tomei a vacina do Butantan com muito orgulho e falo: é a vacina de São Paulo, é a vacina do Brasil, e é o que a gente estava esperando realmente para poder sair dessa prisão que todos nós estamos vivendo”, complementou ela.

A campanha de imunização contra a Covid-19 em São Paulo tem se desenvolvido conforme a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. À medida que o governo federal viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra o coronavírus serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.

Fases 

A primeira fase da campanha começou com profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas. Este último grupo foi inserido no Plano Estadual de Imunização de São Paulo, mas não estava contemplado no PNI.

O PEI também definiu o início da segunda fase para 8 de fevereiro, contemplando idosos a partir de 90 anos. Assim, a imunização em idosos na faixa etária de 85 a 89 anos foi antecipada em três dias e começa já nesta sexta-feira (12).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.