Estudantes de Oceanografia promovem ação de conscientização e coleta de lixo reciclável | Boqnews

Cidades

01 DE JUNHO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Estudantes de Oceanografia promovem ação de conscientização e coleta de lixo reciclável

Como forma de aproveitar a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em todo o mundo em 05 de junho, os futuros profissionais se reunirão na mesma data, na praia do Boqueirão, em Santos, das 9 às 17 horas, para promover uma iniciativa de conscientização ambiental. Estudantes do curso de Oceanografia da Unimonte estarão […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Como forma de aproveitar a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em todo o mundo em 05 de junho, os futuros profissionais se reunirão na mesma data, na praia do Boqueirão, em Santos, das 9 às 17 horas, para promover uma iniciativa de conscientização ambiental.


Estudantes do curso de Oceanografia da Unimonte estarão a postos na barraca de praia da instituição para fazer a arrecadação de lixo reciclável. Moradores e turistas da região, além de interessados em geral, terão a chance de contribuir com o meio ambiente fazendo a entrega de materiais feitos de metal, vidro, papel e plástico.


Os universitários aproveitarão a ação ‘corpo a corpo’ junto à sociedade para transmitir informações e explicações sobre a importância da correta separação e destinação do lixo reciclável.


Vale destacar que todos os resíduos arrecadados durante a iniciativa deste domingo serão destinados a uma cooperativa de reciclagem de lixo, com o objetivo de reduzir os objetos descartados inadequadamente e também propiciar lucros para comunidades santistas que tenham pessoas envolvidas em trabalhos com estes materiais.


E o alvo da iniciativa não será apenas os adultos. Os universitários da Unimonte também realizarão atividades lúdicas para crianças de 5 a 12 anos, visando ensinar, desde cedo, quais as melhores práticas no tocante ao lixo reciclável.


“Vamos estimular o aprendizado em meninos e meninas por meio de brincadeiras, que representam a forma mais fácil para que elas fixem uma idéia ou conceito. Em uma das gincanas, por exemplo, as crianças precisam se dividir em grupos e fazer a correta separação do lixo, após receberam informações sobre o tema”, explica Thaís da Cruz Alves dos Santos, coordenadora do curso de Oceanografia da Unimonte.


A preocupação dos estudantes da Unimonte com a causa é totalmente compreensível. Afinal, cerca de 56 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente por populações que vivem em áreas costeiras e 25% desta quantidade não é realmente coletada e enviada para aterros ou lixões.


Estes são alguns dos dados presentes em um projeto em andamento chamado ‘Educação para a Sustentabilidade: construindo educação e cidadania para a sustentabilidade’, desenvolvido pelos alunos de Oceanografia, Camila Basílio Antunes, Carla Isobel Elliff, Flávia Aparecida Guilmo Parra, Giovana Ciongoli, Iara Mineiro Scricco, Maria Creusa Santana, Mariana Nogueira e Nathalia de Sousa Motta.


O estudo foi elaborado com a finalidade de ser uma campanha de conscientização ambiental apoiada por um sistema de identificação de fácil visualização para efetiva coleta e reciclagem de materiais.


Localização – A barraca de praia da Unimonte, local da iniciativa, está situada na Praia do Boqueirão, em Santos, em área à frente da discoteca Moby.


Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente – O dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o Dia Mundial do Meio Ambiente, desde que a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, realizou a sua primeira conferência sobre o tema: a Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo.


A data ou a semana em torno de 5 de junho é utilizada por muitas pessoas e organizações para celebrar o milagre da vida, a beleza da natureza e, ao mesmo tempo, alertar sobre os riscos à própria sobrevivência do ser humano se o ambiente continuar a ser degradado e desrespeitado.


Naquela conferência, a ONU estabeleceu uma Declaração sobre o Ambiente Humano, com 26 princípios, e um plano de ações, que deveriam orientar as atitudes humanas, as atividades econômicas e as políticas de forma a garantir maior proteção ambiental. A realização da Conferência da ONU foi motivada pelos problemas ambientais que ganhavam cada vez mais destaque nos anos 60, mas que continuam a afetar a integridade das pessoas e dos demais seres vivos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.