Estudantes do Provão Paulista podem escolher cursos para o segundo semestre | Boqnews
Foto: Reprodução/Governo do Estado de SP

Educação

16 DE ABRIL DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Estudantes do Provão Paulista podem escolher cursos para o segundo semestre

Classificados no exame, que concluíram o Ensino Médio no ano passado, devem indicar opções até 29 de abril

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Estudantes classificados pelo Provão Paulista, que concluíram o Ensino Médio da rede pública em 2023, já podem indicar os cursos superiores de preferência para concorrer a uma vaga com ingresso no segundo semestre de 2024. Ao todo, são 7.719 vagas, distribuídas entre as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A indicação deve ocorrer até dia 29 de abril pelo site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.

As Fatecs disponibilizam nesta etapa do Provão Paulista 5.109 vagas, em 92 formações diferentes, de variadas áreas do conhecimento, em todas as regiões do Estado. Com foco no mercado de trabalho, os cursos são estrategicamente direcionados para atender à vocação econômica de cada localidade. Desse modo, em setores como gestão de negócios, tecnologia da informação, infraestrutura, meio ambiente, indústria 4.0 e assim por diante.

Cursos

Entre os exemplos estão Alimentos, nas Fatecs Marília e Piracicaba; Big Data no Agronegócio, nas Fatecs Pompeia e Bebedouro; Gestão Portuária, na Fatec Baixada Santista; Projetos de Estruturas Aeronáuticas, na Fatec São José dos Campos; e muitos outros. As novidades deste semestre para o Provão são dois novos cursos na Fatec São Paulo: Paisagismo e Jardinagem, além de Produção Cultural. A Fatec Votorantim também abriu vagas para a nova formação em Ciência de Dados para Negócios. Veja cronograma e relação de cursos

A alta empregabilidade é uma das vantagens da graduação tecnológica. Mais de 91% dos estudantes das Fatecs estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. “O tecnólogo desenvolve competências e habilidades para melhorar os processos de gestão e inovação tecnológica, com o uso ou criação de novas tecnologias na solução de problemas complexos”, afirma o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves. Segundo ele, “existe uma procura grande por profissionais formados pelas Fatecs porque as empresas sabem que vão contar com pessoas de perfil criativo e empreendedor”, ressalta.

As Fatecs organizarão quatro chamadas de matrículas para os candidatos aprovados. A primeira chamada ocorrerá entre os dias 6 e 8 de maio. A segunda, nos dias 13 e 15 de maio. A terceira, entre 20 e 22 de maio, e a quarta, entre 27 e 29 de maio.

Univesp

Estudantes classificados para a Univesp, que já registraram a opção de curso no ano passado, podem modificar a preferência. Por exemplo, se o aluno deseja cursar Letras, é preciso optar pelo eixo de Licenciaturas e, na fase de matrículas, informar à universidade a opção pela graduação em Letras. É possível, ainda, que o estudante escolha o mesmo eixo, em três campi diferentes. São oferecidas 2.610 vagas em nove cursos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

Provão Paulista

Implantado pelo Governo de São Paulo em 2023, o Provão Paulista Seriado funciona como porta de entrada de alunos do Ensino Médio da rede pública no Ensino Superior de instituições paulistas parceiras da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP): Fatecs, Univesp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesta primeira edição, mais de 15 mil vagas foram abertas, com ingresso dividido entre o primeiro e o segundo semestre de 2024.

Vestibular das Fatecs

Apesar de facilitar o ingresso em um curso superior gratuito, o Provão Paulista não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem do Vestibular das Fatecs, aumentando as chances de conseguir uma vaga no Ensino Superior. As inscrições para o Vestibular começam nesta terça-feira (16). É possível consultar o cronograma completo no site vestibularfatec.com.br e na página do Centro Paula Souza (CPS).

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.