Estudantes do Provão Paulista têm até o dia 22 para registrar curso superior | Boqnews
Foto: Divulgação/Governo de SP

Educação

19 DE DEZEMBRO DE 2023

Estudantes do Provão Paulista têm até o dia 22 para registrar curso superior

Cada aluno que fez o Provão Paulista pode optar por até 11 cursos em instituições como USP, Unesp, Unicamp, Fatec e Vunesp; escolha deve ser feita até o dia 22

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Alunos da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas matriculados na 3ª série do Ensino Médio em 2023 e que prestaram a primeira edição do Provão Paulista têm até o dia 22 de dezembro para registrar as opções de cursos superiores.

Sendo assim, esse registro é obrigatório para o preenchimento das 15.369 vagas do Provão 22 mil estudantes estavam matriculados na 3ª série em 2023. Na Baixada Santista, 15 mil estudantes estavam matriculados na 3ª série em 2023.

Cada estudante pode optar por até 11 cursos diferentes. Nesta primeira edição, o Provão Paulista disponibilizará vagas no ensino superior a partir de parceria inédita da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O registro de pelo menos uma opção de curso é obrigatório, uma vez que o estudante aprovado será chamado para a matrícula com base na sua escolha. Até o momento, 57,12% dos alunos inscritos no Provão Paulista apontaram os cursos desejados.

Para dar início à escolha, os alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal de escolhas por meio do endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.

Além disso, o estudante poderá selecionar entre uma e 11 opções nos três grupos — o primeiro da USP, Unicamp e Unesp, o segundo das Fatecs e o terceiro, da Univesp. Não é obrigatória a escolha de todas as opções e em todos os grupos. Isso fica a critério do estudante.

As opções são distribuídas da seguinte forma:

Escolha de três vagas no grupo da USP, Unesp e Unicamp para o primeiro semestre.

Cada estudante pode escolher até três cursos, em duas dessas universidades. Por exemplo, dois cursos na USP — em qualquer campus — e um na Unesp. Ou dois cursos na Unesp e um na Unicamp. Não é possível escolher um curso em cada uma dessas três universidades, conforme regras do edital nº 1 de 2023 do Provão Paulista;

Após escolhidas as três opções no primeiro grupo, o estudante pode escolher até cinco opções nas Fatecs para o primeiro semestre;

Por fim, escolha de até três cursos da Univesp, neste caso para o segundo semestre de 2024.

Para confirmar as opções, é preciso que cada aluno confirme suas escolhas no portal. Elas estarão registradas no perfil de cada estudante.

Resultados

Os resultados terão divulgação no dia 26 de janeiro, quando os estudantes saberão sobre a aprovação em um dos cursos pretendidos.

Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes.

As instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.