Estudo da Fatec PG vai traçar perfil da qualificação necessária para atender demanda de mão-de-obra no Porto de Santos | Boqnews

Cidades

10 DE MAIO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Estudo da Fatec PG vai traçar perfil da qualificação necessária para atender demanda de mão-de-obra no Porto de Santos

O economista e professor da Faculdade de Tecnologia de Praia Grande (Fatec PG), João Carlos Gomes, vem acompanhando e estudando a evolução do mercado de trabalho na Baixada Santista nos últimos anos. Investigando especificamente a situação no Porto de Santos, descobriu algo preocupante: mesmo com o crescimento da atividade no segmento, o nível salarial dos […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O economista e professor da Faculdade de Tecnologia de Praia Grande (Fatec PG), João Carlos Gomes, vem acompanhando e estudando a evolução do mercado de trabalho na Baixada Santista nos últimos anos. Investigando especificamente a situação no Porto de Santos, descobriu algo preocupante: mesmo com o crescimento da atividade no segmento, o nível salarial dos trabalhadores com idade entre 18 a 24 admitidos que atuam no setor é inferior, na média, ao dos que estão sendo desligados. 

O diagnóstico, segundo Gomes, é direto: falta de qualificação. “A rotatividade e opção por trabalhadores mais jovens e sem a formação adequada em detrimento aos mais experientes  vêm provocando uma queda da média salarial na maior parte das atividades portuárias. É um contraste com o crescimento que o porto vem apresentando”, explicou. Entre janeiro e dezembro de 2010, por exemplo, a queda do salário médio dos trabalhadores que operam equipamentos de movimentação de carga no cais santistas foi de R$ 1535 para R$ 1294. 

Descobrir o que o empregador exatamente precisa de mão de obra e que tipo de qualificação o trabalhador portuário deve ter para se adequar as novas tecnologias e processos é a saída para esse entrave. Para isso, a Fatec PG instituiu um grupo que vai diagnosticar e apresentar um estudo completo sobre o tema. Coordenado pelo professor doutor João Carlos Gomes e com a participação da professora mestre Viviam Ester de Souza Nascimento, o trabalho, que vai durar aproximadamente dois anos, conta com seis alunos do curso de Tecnologia em Comércio Exterior que realizam trabalho de iniciação científica vinculado ao projeto.

O objetivo da pesquisa é fazer uma leitura do que os empresários pensam sobre requisitos de capacitação necessários para suprir a demanda de mão de obra e como os trabalhadores estão se comportando para atender as novas exigências de formação. Além disso é um oportunidade para aproximar os alunos da realidade das empresas que atuam no segmento. “Realizamos visitas técnicas e cursos complementares como o de Vistoria e reparos de Contêineres, todos voltados para a realidade profissional da nossa região. Com isso conquistamos novos parceiros e os alunos ficam antenados com as necessidades do mercado”, afirma a professora Eliana Josefa da Silva, coordenadora do Curso de Tecnologia em Comércio Exterior.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.