Evento vai destacar importância da amamentação | Boqnews

Cidades

08 DE JUNHO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Evento vai destacar importância da amamentação

Nesta quarta-feira (9) acontece o ato público ‘Mil mães amamentando à beira-mar’, que reunirá lactantes dos nove municípios da Baixada Santista. A mobilização faz parte do 11º Enam (Encontro Nacional de Aleitamento Materno), que será realizado em Santos, desta terça (8) a sábado (12). É a primeira vez que o encontro ocorre no estado de São Paulo. O […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nesta quarta-feira (9) acontece o ato público ‘Mil mães amamentando à beira-mar’, que reunirá lactantes dos nove municípios da Baixada Santista. A mobilização faz parte do 11º Enam (Encontro Nacional de Aleitamento Materno), que será realizado em Santos, desta terça (8) a sábado (12). É a primeira vez que o encontro ocorre no estado de São Paulo. O evento será no Parque Municipal Roberto Mário Santini, no emissário submarino, às 14 horas.


“A cultura da amamentação precisa ser estimulada, porque é o melhor para a criança. Deve ser exclusiva até o sexto mês de vida e complementada com alimentação adequada até dois anos ou mais”, diz a pediatra e coordenadora de Saúde da Criança, da SMS (Secretaria de Saúde), Célia Cristina Machado.


O 11º Enam tem como objetivo principal o fortalecimento das redes sociais de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e deverá reunir cerca de três mil participantes de todo o país. Nesta terça, das 8h30 às 17h30, e quarta, das 8h30 às 12h30, serão realizados cursos no auditório da Unip (Avenida Francisco Manoel s/nº, Vila Mathias).


A abertura oficial ocorre na quarta, às 19h, no Mendes Convention Center (Avenida Francisco Glicério, 200, Gonzaga). No local, entre os dias 10 e 12, estão previstas palestras, conferências, mesas-redondas e oficinas, sempre a partir das 8h30. A realização é da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan) em parceria com a Rede Social de Amamentação de Santos e Região.


Apoio: Instituto da Saúde, Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana, Ministério da Saúde, Senac, Unip, Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Conselho Regional de Enfermagem e Prefeitura de Santos. Maiores informações no endereço: www.enam2010.com.br.


Enamzinho
Para conscientizar as crianças da importância do ato de amamentar, a Rede Social de Amamentação de Santos e Região criou, em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação), o ‘Enamzinho’. Cada unidade municipal de ensino apresentou uma proposta diferenciada e as crianças trabalharam na elaboração de poesias, cartazes, releitura de obras de arte, desenhos e textos.


Os melhores trabalhos foram selecionados e poderão ser conferidos nesta terça, às 9h, no auditório da Unip, com apresentação especial dos Meninos Chorões do CER (Centro Educacional e Recreativo de São Vicente).


Aleitamento
A cada dois anos a prefeitura participa da pesquisa sobre alimentação no primeiro ano de vida (Projeto Amamunic), que aponta a prevalência do aleitamento materno e orienta as estratégias públicas para redução da mortalidade infantil.


A última avaliação, em 2008, mostrou que 71,93% dos bebês santistas são amamentados exclusivamente com leite materno até os quatro meses de vida; 58,82% até os seis meses e 76,81% continuaram a mamar no peito até um ano, mesmo após a inserção dos alimentos.


Novo levantamento deverá ser realizado em agosto, durante a segunda fase da Campanha de Vacinação Infantil. Na pesquisa, os acompanhantes das crianças respondem perguntas sobre o tipo de alimentos oferecidos, uso de bicos e chupetas, além de dados sobre o nascimento e escolaridade dos pais.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.