Ensino superior em discussão na Jornada Regional de Santos | Boqnews
Divulgação

Educação

31 DE MARÇO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Ensino superior em discussão na Jornada Regional de Santos

Dados incluem novidades, como número de inscritos no Pronatec e o total de alunos no Brasil com mais de 450 pontos no Enem

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Planejamento estratégico em tempos de crise, inovação acadêmica e a eficácia da aprendizagem ativa, mudanças na regulamentação educacional e uma análise setorial da região da Baixada Santista com cenários e tendências é a programação da 11ª edição das Jornadas Regionais, realizada pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior em Santos, nesta terça-feira (31), no Hotel Mercure.
 
O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, abriu o evento apresentando um panorama econômico completo e atualizado que compõem as Regiões Administrativas da Baixada Santista (9 municípios) e Registro (14). Entre os dados levantados estão o número total de matrículas, ingressantes e concluintes dos cursos presenciais nas IES públicas e privadas e o número de matrículas dos cursos a distância e tecnológicos; os 20 cursos mais procurados por estudantes nas IES locais, as taxas de evasão, retenção, inadimplência e escolarização líquida, empregados por grau de instrução, evolução dos financiamentos do FIES,  o número de bolsas ofertadas pelo ProUni e algumas novidades como os inscritos no Pronatec e o  número de alunos por região do Brasil que tiraram mais de 450 pontos no Enem.
 
“É uma oportunidade para gestores das IES de atualização e análise criteriosa em relação ao cenário atual e futuro do país. No Estado, o Ensino Superior Particular corresponde a 84% da oferta; em Santos e região, a 90%. Além da importância quantitativa e qualitativa, representa possibilidade de ascensão social e de formação para amplas camadas da população. No País, 20% dos jovens não ingressam no ensino médio e muitos ainda nele se formam sem um repertório adequado para a faculdade. No ensino superior, é necessário aumentar o volume de financiamento estudantil pelo poder público, de modo a nos aproximarmos de países desenvolvidos, onde o financiamento atinge grande quantidade de estudantes”, diz a vice-presidente do Semesp e presidente da Unisanta, profa drª Lúcia Teixeira.
 
A apresentação revela também dados sobre a procedência do aluno que finaliza o ensino médio, as divisões das instituições de ensino superior por organização acadêmica, além do valores médios das mensalidades, da hora/aula do docente, das matrículas nos cursos de pós-graduação.
 
As próximas cidades que receberão as edições restantes da 11ª Jornada Regional serão: São José do Rio Preto (14 de abril), Campinas (19 de maio), Bauru (26 de maio) e São José dos Campos (23 de junho).
 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.