Expo Retomada é a esperança para a volta dos eventos no Estado de SP | Boqnews
Foto: João Pedro Bezerra

Economia

26 DE JULHO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Expo Retomada é a esperança para a volta dos eventos no Estado de SP

A edição aconteceu no Santos Convention Center

Por: João Pedro Bezerra e Eduardo Russo
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos abrigou a Expo Retomada, evento chancelado pelo Governo de São Paulo. A edição aconteceu no Santos Convention Center. Foi o primeiro evento no espaço, inaugurado no segundo semestre do ano passado.

Ao todo, foram dois dias de Expo Retomada, cujo objetivo foi de promover perspectivas para os setores de feiras de negócios, eventos corporativos e turismo de negócios com a vacinação em massa. Quase 1,5 mil pessoas estiveram presentes no local nos dois dias.

Os idealizadores do evento foram Fernando Lummertz (fundador da Rede Feiras) e Paulo Octavio Pereira de Almeida (diretor da Live Marketing) que inclusive participaram do Jornal Enfoque/Manhã de Notícias no fim de junho.

A abertura do evento na última quarta-feira (21) contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen que destacou que a Expo Retomada é um acontecimento simbólico e traz esperança para a economia, empresas e a população.

Patrícia citou que serão 30 eventos testes no Estado em diversas áreas, como negócios, cultura e esportes. Todavia, este número pode chegar a 50 até o fim do ano.

O prefeito de Santos, Rogério Santos, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz e os representantes da área de negócios no Estado também participaram. De acordo com Rogério Santos, a Expo Retomada é fruto de muito trabalho. “Com a realização dele, podemos planejar a reabertura do setor de eventos e turismo de negócios que foram impactados pela pandemia”, salientou Rogério Santos.

O prefeito também ressaltou que esta área gera milhares de empregos e que a retomada deve seguir os protocolos contra a Covid-19. Santos citou a importância do Município como pioneiro em diversos aspectos. O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, destacou os números da vacinação em massa no Estado, o que possibilita uma retomada no setor.

“O turismo de lazer já está voltando, enquanto o setor de eventos precisa de prazo, planejamento e logística. Assim, com a Expo Retomada, estes eventos vão ganhar protocolos”.

Volta

Os representantes que participaram dos debates ressaltaram os prejuízos que a pandemia causou no setor e também falaram como recuperar o tempo perdido, respeitando os protocolos.

O presidente da Associação Brasileira de Cenografia e Estandes Marcelo Soares citou que o grande desafio será convencer as pessoas de que os protocolos deverão ser seguidos, porque a pandemia ainda não tem data para acabar.

Um dos setores mais impactados pela pandemia da Covid-19 são os cruzeiros. De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), um cruzeirista gera um impacto de R$ 557,32 na cidade escala.

Os protocolos para a retomada dos cruzeiros na próxima temporada já estão sendo discutidos com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) constantemente.

Alguns protocolos já estão definidos, como shows com distanciamento, piscinas com menos locais disponíveis no deck, adoção de um plano de contingência com telemedicina para monitorar os casos de covid-19 e contato com os hospitais, além de mudanças na questão da alimentação.

O presidente da Clia Brasil Marcos Ferraz citou que os cruzeiros da temporada 2021\ 2022 não terão o sistema de self-service. Apesar da adoção destes novos protocolos, os custos da viagem não sofrerão alteração, por enquanto.

Santos

Logicamente, a cidade de Santos foi um dos temas abordados durante a Expo Retomada.

O secretário de Planejamento de Santos, Fábio Ferraz e o diretor-presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), Rogério Vilani, participaram de um dos debates e citaram as vantagens que Santos tem para a realização de eventos de porte e também sobre o Parque Tecnológico de Santos.

Para Rogério Vilani, o grande objetivo do Parque Tecnológico de Santos é atrair as empresas de tecnologia para a região.
Quando a pandemia estiver parcialmente controlada, Vilani destaca que haverá um espaço no local considerado o “Poupatempo do microempreendedor”.

Ele analisou o Parque Tecnológico como um ambiente de ecossistema onde pode haver a integração de vários setores da sociedade, como as startups, empresas de tecnologia, investidores, universidades, instituições de apoio e o mercado.

Empresas

50 empresas dos setores de turismo, hotelaria, locações, negócios, comunicação e saúde montaram seus respectivos estandes.
Jéssica Hirata, subgerente do Novotel, localizado no Gonzaga, espera que no segundo semestre, o setor tenha um crescimento, pois muitas pessoas já estão procurando hospedagem, principalmente com o avanço da vacinação contra a Covid-19.

Protocolos

A Expo Retomada contou com uma série de protocolos contra a Covid-19.Todos os participantes, como expositores, empresários, visitantes e jornalistas foram submetidos a fazer o teste de PCR/antígeno. O resultado demorou cerca de 20 minutos. Para acessar a área do evento foi necessário testar negativo para a Covid-19.

O distanciamento de um metro entre as cadeiras foi respeitado, além do uso obrigatório da máscara. As pessoas que fizeram o teste serão monitoradas por 14 dias e vão precisar responder questionários.

Próximos

Dentre os próximos eventos testes, alguns têm grandes destaques, como o GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos, a ocorrer em novembro, além de shows previstos para o Allianz Parque. O primeiro é o da banda Kiss, em 16 de outubro. Em 7 de novembro, será o cantor Michael Bublé.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.