A Expo Retomada, primeiro evento teste, chancelado pelo Governo do Estado de São Paulo, começou nesta quarta-feira (21) no Santos Convention Center.
Vale destacar que, como o espaço foi inaugurado ano passado, este é o primeiro grande evento no novo centro de convenções que fica na Ponta da Praia.
A Expo Retomada tem como objetivo promover perspectivas para os setores de feiras de negócios, eventos corporativos e turismo de negócios com a vacinação em massa.
A abertura contou com a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, que destacou que a Expo Retomada é um evento simbólico e traz esperança para a economia, empresas e a população.
Patrícia Ellen citou que serão 30 eventos testes em diversas áreas, como negócios, culturas e esportes. podendo chegar a 50 até o final do ano.
O prefeito de Santos, Rogério Santos, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz e os representantes da área de negócios no Estado, também participaram da abertura.
De acordo com Rogério Santos, a Expo Retomada é fruto de muito trabalho “Com a realização deste evento, podemos planejar a reabertura do setor de eventos e turismo de negócios que foram impactados pela pandemia”, salientou Rogério Santos.
O prefeito também ressaltou que esta área gera milhares de empregos e que a retomada deve seguir os protocolos contra a Covid-19. Por fim, Rogério Santos citou a importância de Santos como cidade pioneira em diversos aspectos.
O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz destacou os números da vacinação em massa no Estado, o que possibilita uma retomada no setor que não deve mais voltar para trás.
“O turismo de lazer já está voltando, enquanto o setor de eventos precisa de prazo, planejamento e logística, assim com a Expo Retomada, estes eventos vão ganhar protocolos”.
Com Covid-19 o governador do Estado de São Paulo, João Doria participou virtualmente, por meio de um vídeo, ressaltando que a Expo Retomada é um evento histórico.
Stands
Diversas empresas montaram seus stands no espaço determinado.
As empresas fazem parte dos setores de turismo, hotelaria, negócios, comunicação e saúde.
Jéssica Hirata, subgerente do Novotel, localizado no Gonzaga, espera que no segundo semestre, o setor tenha um crescimento, haja visto que muitas pessoas já estão procurando hospedagem, principalmente com o avanço da vacinação contra a Covid-19.
Protocolos
A edição contou com todos os protocolos de segurança.
Os participantes foram submetidos a fazer o teste de antígeno e para acessar a área do evento foi necessário testar negativo para a covid-19.
O distanciamento de um metro entre as cadeiras foi respeitado, além do uso obrigatório da máscara.
As pessoas que fizeram o teste contra a Covid-19 serão monitoradas por 14 dias.

Sala de espera para o resultado do teste de Covid-19/Foto: João Pedro Bezerra