Exposição celebra 150 anos do Livro de Ouro da Associação Comercial de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação
10 de setembro de 2025

Exposição celebra 150 anos do Livro de Ouro da Associação Comercial de Santos

Um dos maiores tesouros documentais da história santista e nacional está em destaque na Associação Comercial de Santos (ACS). Para marcar os 150 anos do Livro de Ouro, a entidade promove, durante todo o mês de setembro, uma exposição especial no tradicional Salão de Mármore de sua sede, localizada na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico.

Dessa forma, a visitação é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O Livro de Ouro da ACS foi oficialmente aberto em 30 de agosto de 1875, durante a visita do imperador Dom Pedro II, quando a entidade ainda funcionava em espaço cedido pelo então presidente Visconde do Vergueiro, na Rua da Praia (atual Rua Tuiuti). Desde então, o volume passou a registrar a presença de grandes personalidades da história do Brasil. O imperador deixou sua assinatura em três ocasiões (1875, 1878 e 1886), acompanhado pela imperatriz Teresa Cristina e outros nobres do Segundo Império.

Destaque da política

Com a Proclamação da República, o livro seguiu reunindo assinaturas de figuras de destaque da política, da cultura e da economia nacional. Entre elas, os presidentes Wenceslau Braz, Epitácio Pessoa, Washington Luís, Juscelino Kubitschek. Assim como, Jânio Quadros, Eurico Gaspar Dutra, Fernando Collor de Mello e Dilma Rousseff. Também governadores de São Paulo, como Ademar de Barros, Laudo Natel, Júlio Prestes, Orestes Quércia, Mário Covas, Geraldo Alckmin e Tarcísio de Freitas, fazem parte do registro histórico.

O documento inclui ainda assinaturas de ministros, deputados, cônsules, embaixadores e representantes de comitivas estrangeiras ligadas ao café e a diversos setores econômicos, além de presidentes de instituições e personalidades esportivas e culturais.

A exposição reúne painéis com reproduções das assinaturas, fotos históricas e contexto das visitas, além de apresentar uma réplica do Livro de Ouro.

Segundo o curador da mostra, o jornalista Sergio Willians, “reunir essas páginas diante do público é contar a própria história do Brasil a partir de traços manuscritos, revelando a importância institucional e política exercida pela Associação Comercial de Santos, protagonista da praça cafeeira junto ao maior porto da América Latina”.

Onde fica?

Data: até 30 de setembro

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Local: Associação Comercial de Santos – Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico

Entrada: gratuita

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.