Faixas ganham iluminação específica para aumentar segurança aos pedestres | Boqnews
Foto: Francisco Arrais

Santos

19 DE JUNHO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Faixas ganham iluminação específica para aumentar segurança aos pedestres

Iluminação específica será implementada em 38 pontos da orla

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Faixas de travessias de pedestres da orla em Santos estão recebendo iluminação específica para ampliar a segurança.

Sendo assim, são duas luminárias instaladas em cada extremidade da faixa, com lâmpadas LED de 28 watts de potência e sensores para acendimento automático quando anoitece ou ocorre perda da luz natural durante o dia.

A instalação teve início pelas avenidas da orla, nos locais onde há Faixa Viva – travessia sem semáforo.

Dessa forma, a medida faz parte do programa ‘Respeito à Vida’, com recursos de convênio entre a Prefeitura e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) destinados à sinalização viária. Para esta intervenção, o valor investido foi de R$ 595.751,32.

Todavia, a aplicação da verba na iluminação das faixas foi proposta pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), visando, entre outros objetivos, atrair mais a atenção do pedestre para os locais de travessia segura e ampliar a visibilidade dos caminhantes pelos motoristas.

Portanto, de um total de 38 locais que contarão com iluminação, somente na orla já houveram a instalação de luminárias em 18 travessias não semaforizadas (faixas vivas), em trechos das avenidas Saldanha da Gama, Samuel Augusto Leão de Moura, Bartolomeu de Gusmão, Vicente de Carvalho e Presidente Wilson.

Além da orla, com os recursos do convênio, instalações também ocorrem nas travessias das avenidas Ana Costa e Marechal Floriano Peixoto.

O programa ‘Respeito à Vida’, do Detran, foi criado para viabilizar ações com foco na redução de acidentes e fatalidades de trânsito.

No entanto, em Santos, os investimentos para este ano somam R$ 10 milhões.

Além da iluminação das faixas, o convênio ainda contempla a substituição de 1.252 novas placas de advertência e regulamentação.

Sendo 376 unidades na Avenida Pinheiro Machado (canal 1), 336 na Av. Conselheiro Nébias, 246 na Bernardino de Campos e 292 na Ana Costa.

Portanto, o programa do Governo do Estado beneficiará também oito ruas do Embaré e uma do Gonzaga com serviços que envolvem fresagem de pavimento, recapeamento asfáltico, imprimação betuminosa ligante e restauração de pavimento asfáltico com concreto betuminoso quente.

Dessa forma, são elas: Álvaro Alvim, Aureliano Coutinho, Azevedo Sodré, Epitácio Pessoa, Ministro João Mendes, Oscar Sampaio, Oswaldo Cochrane, Sampaio Moreira e São José. Os serviços tiveram início nesta segunda-feira (19).

O convênio prevê também a instalação de 211 gradis de proteção, para orientação de pedestres na travessia em local adequado, na Av. Saldanha da Gama (barcas Santos/Guarujá); Av. Ana Costa x Rua Pedro Américo; Av. Ana Costa, 329 (Igreja Universal) e Praça Luiz La Scala (Aquário Municipal).

Desse modo, todos já estão instalados e a medida visa reduzir o risco de atropelamentos com uma canalização indicando o local correto para o caminhante atravessar.

Além disso, a revitalização da sinalização horizontal e vertical da ciclovia da Av. Pinheiro Machado também está contemplada, desde a praia até a Av. Cláudio Luiz da Costa.

Pintura de solo na cor vermelha, linhas seccionadas, legendas, além de placas de regulamentação e advertência fazem parte do projeto, que pretende dar mais segurança aos ciclistas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.