Farmácia Homeopática Similar, uma verdadeira volta ao passado | Boqnews
Fachada da Farmácia Similar

Curiosidades

10 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Farmácia Homeopática Similar, uma verdadeira volta ao passado

A Farmácia Similar Homeopatia e Manipulação funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h.

Por: Carla Nascimento

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quem passa pela calçada da Rua Governador Pedro de Toledo, 102, no Boqueirão, se depara com relíquias que remontam uma parte da história do setor farmacêutico.

Balcões, peças e equipamentos do século 19 chamam a atenção não só do público que passa pelo local, mas também pelos clientes da Farmácia Homeopática Similar.

Na prática, o estabelecimento consegue preservar parte da história das farmácias no País, onde a grafia remonta o Ph, de Pharmacia.

Afinal, a profissão de farmacêutico é secular no Brasil e ganha força com o fim do papel do boticário, no final do século 19. (confira detalhes aqui)

No local, os clientes se deparam com cinco armários antigos e em perfeito estado de conservação, balcão, balança com pesos pequenos e um acervo de 376 frascos antigos com a matéria-prima de medicamentos intacta. Originais da Alemanha, eles datam do século 19.

Frascos de remédios em perfeito estado de conservação. Foto: Carla Nascimento

Alguns vidros têm o nome do “Phamarcêutico” João Thomaz de Mello Senra, licenciado como prático em 1888.

Ele fundou em 1902 a Farmácia Alopática Serpiária, mas vendeu-a em seguida para inaugurar sua própria farmácia homeopática, após ter sido curado de uma doença por Magalhães Castro.

Frascos originais da Alemanha, são do século 19. Fotos: Carla Nascimento

Dessa forma, por curiosidade a introdução do atendimento homeopático na rede pública de Santos surgiu apenas por volta de 1988.

A medida representou a ampliação do acesso a essa prática terapêutica, que deixava de ser configurada como uma caridade praticada por alguns.

E assim, se tornou direito de cidadania garantido pela proposta de universalização da assistência médica e do direito de escolha pelo cliente.

 

Produtos homeopáticos

 

Com o passar do tempo, a “Pharmacia”, que era identificada pelo nome Phamarcêutico João Thomaz de Mello Senra, localizada à Avenida Conselheiro Nébias, 56.

Portanto, mudou-se para a Rua Governador Pedro de Toledo, 102, no Boqueirão.

Dessa forma, além de manter as tradicionais fórmulas homeopáticas que continuam fazendo sucesso na Farmácia Homeopática Similar, a empresa está em constante atualização, trazendo sempre novidades aos clientes.

Assim, destaque para os produtos homeopáticos, como Tônico anti-queda, além de medicamentos para pedras nos rins, diabetes, pressão alta, ansiedade, florais e uma infinidade de chás naturais.

A equipe farmacêutica também manipula homeopatias com cápsulas veganas, feitas à base de tapioca, para quem não pode ingerir produtos derivados de animais, como o leite (intolerância à lactose).

Interior da Farmácia Similar. Foto: Carla Nascimento

 

Assim, vale a pena conhecer o espaço.

Além da volta ao século 19 e conhecer as peculiaridades dos equipamentos, é possível conhecer e se beneficiar dos produtos homeopáticos que fazem bem para o corpo e a mente. Em razão do uso de ervas medicinais, com efeitos colaterais praticamente nulos, pois suas concentrações são diluídas de princípios extraídos da natureza.

 

Serviço

 

A Farmácia Similar Homeopatia e Manipulação funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h.

Telefones (13) 3289.9043 /98825.1055.

Localizado na Rua Governador Pedro de Toledo, 102, no Boqueirão em Santos.

Além disso, a farmácia mantem páginas nas redes sociais com dicas e indicações de produtos.

Instagram – https://www.instagram.com/farmasimilarsantos/

Facebook – https://www.facebook.com/farmasimilarsantos/about

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.