Federação Paulista da Saúde promove seminário sobre NR-32, em Santos | Boqnews

Cidades

10 DE MAIO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Federação Paulista da Saúde promove seminário sobre NR-32, em Santos

No dia 18 de maio, a cidade de Santos recebe o encontro de um ciclo de debates denominado Seminário Estadual pela Implantação da NR-32 articulada com as demais normas regulamentadoras, que tem a finalidade estabelecer diretrizes básicas de proteção a segurança e saúde dos trabalhadores nos serviços de saúde. O evento acontece em parceria com […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No dia 18 de maio, a cidade de Santos recebe o encontro de um ciclo de debates denominado Seminário Estadual pela Implantação da NR-32 articulada com as demais normas regulamentadoras, que tem a finalidade estabelecer diretrizes básicas de proteção a segurança e saúde dos trabalhadores nos serviços de saúde. O evento acontece em parceria com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde de Santos, e sob patrocínio da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

O evento ocorre das 8 às 18 horas na  Avenida Ana Costa – Vila Mathias e conta com os palestrantes, engenheiro Carlos Alberto Rochadel, diretor da M&A Consultoria e Assessoria em Segurança do Trabalho, assistente técnico em processos trabalhistas e assessor técnico do Sinsaúde Campinas e Região; e Pedro Alberto Tolentino, diretor de Assuntos Parlamentares da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, secretário-geral do Sinsaúde Campinas e Região e membro da Comissão Tripartite Permanente Nacional (CTPN), ligada ao Ministério do Trabalho.
 
De acordo com a presidente do Sinsaúde Santos e Região, Paulo Pimentel, o objetivo desse trabalho é levar informações aos estabelecimentos de saúde, dentre eles hospitais, clínicas e laboratórios, quanto à obrigatoriedade de implantação dos preceitos contidos na NR-32, que visam garantir mais saúde e segurança no trabalho. Um benefício que vai atingir tanto os trabalhadores da saúde quanto a população usuária dos serviços. Serão convidados para participar do Seminário da NR-32 os profissionais do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet) e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), já que são estes os setores que têm a responsabilidade de implantar a Norma Regulamentadora 32, a NR-32. Outros convidados são esperados, como administradores hospitalares, cipeiros, dirigentes sindicais, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do município.

“A NR-32, publicada em 11 de novembro de 2005 pelo Ministério do Trabalho e Emprego – Portaria nº 485 – teve a contribuição efetiva da diretoria da Federação da Saúde e sindicatos filiados, mas ainda não contou com a devida atenção dos estabelecimentos de saúde, que descumprem a maioria dos 208 itens que compõem a norma”, explica Paulo Pimentel.

Por este motivo, a diretoria da Federação Paulista da Saúde e as diretorias em nível regional buscarão o integral cumprimento da NR-32 em todos os estabelecimentos de saúde da região, conscientizando empresários da área da saúde sobre a importância de cumprir a lei, cujo objetivo é reduzir a quantidade de acidentes de trabalho nos serviços de saúde.

Os principais esforços devem ser concentrados, principalmente, nas medidas de prevenção. A NR-32 resguarda trabalhadores que se expõem a riscos biológicos, químicos, radiações ionizantes, inclusive os que cuidam da limpeza e conservação do ambiente. “Segurança no trabalho é um assunto muito sério para o qual não se pode abrir exceções. A norma tem que ser cumprida”, diz o presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.