Quem quiser produtos ao mesmo tempo originais, de bom preço e muito bom gosto, não poderá perder a Feira do Dia das Mães, da Fábrica da Comunidade, centro de capacitações gratuitas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A mostra vai de 5 a 8 de maio, das 8 às 17 horas, no saguão do Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/ nº, Vila Couto).
O que mais costuma chamar a atenção nas peças produzidas pela Fábrica da Comunidade é a capacidade de extrair moda, com muito estilo, daquilo que sem a criatividade iria direto para o descarte. A partir do programa Luxo do Lixo, o visitante da Feira irá se deparar com uma série de utilitários e de artigos de decoração.
Lá também poderão ser encontradas peças de mesa, banho e vestuário, com bordados, aplicações, pinturas, além de tricô e crochê. A maioria das peças destina-se ao público feminino e infantil. “Uma das novidades é que, desta vez, o Departamento da Criança da Prefeitura também exporá produtos confeccionados pela própria meninada”, adiantou o responsável pela Fábrica da Comunidade e chefe da Divisão de Capacitação Social, Robson de Souza Martins. Conforme disse, o setor das crianças e adolescentes é um dos grupos de produção da Fábrica da Comunidade.
O que caracteriza os grupos de produção é a escala ampliada de manufaturados. Um dos destaques da Fábrica é o grupo produtor de peças de tricô. Desta vez, conforme disse Robson, os alunos também intensificaram seu trabalho, com vistas à comercialização.
Para aqueles que quiserem participar dessas criações, novas turmas da Fábrica da Comunidade deverão ser formadas em maio, com inscrições a serem divulgadas. O endereço dessa unidade, que capacita para a atividade geradora de renda, é Avenida Nove de Abril, 1.775, Centro. O telefone é (13) 3375-2715.