Festa indígena muda de nome e de enfoque | Boqnews

Cidades

07 DE ABRIL DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Festa indígena muda de nome e de enfoque

  Colaboração: Alexandre Alves      Agora com novo nome e proposta, Bertioga se prepara para receber a maior festa indígena do País. O Festival Nacional da Cultura Indígena vem substituir a Festa Nacional do Índio, que vinha sendo apresentada anualmente desde 2001. De acordo com a Assessoria de Comunicação da cidade, a mudança de nome […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 


Colaboração: Alexandre Alves


     Agora com novo nome e proposta, Bertioga se prepara para receber a maior festa indígena do País. O Festival Nacional da Cultura Indígena vem substituir a Festa Nacional do Índio, que vinha sendo apresentada anualmente desde 2001. De acordo com a Assessoria de Comunicação da cidade, a mudança de nome deve-se a um desejo dos próprios índios que querem dar ao evento um sentido mais cultural, em vez de uma simples reunião de pessoas.
     Uma das principais atrações do Festival será o Fórum Indígena, que terá palestras, debates e workshops ligados às questões destas etnias, de maneira que irá envolver escolas e a comunidade em geral. Além disso, o evento promete que nesse ano os visitantes terão um contato maior com o cotidiano dos indígenas, pois ocas serão construídas para recebê-los. 
      A professora de História Denise Martins acredita que o evento é de extrema importância porque faz as pessoas refletirem. “Sou a favor de tudo que é feito para valorizar qualquer tipo de etnia”, diz.
      Apesar de sua importância, a cerimônia já não empolga tanto àqueles que acompanham o evento todo ano. O estudante Victor Fraga diz que a repetição das mesmas apresentações ano após ano e a suspeita de superfaturamento no evento contribuíram para que ele perdesse o interesse. “A comercialização de produtos indígenas acabam tendo mais importância para as pessoas do que a parte cultural em si”, diz o bibliotecário Caetano Lima.
     A professora de Geografia e jornalista, Deyse Camargo, completa dizendo que, além das apresentações anteriores terem ficado repetitivas, mostravam apenas o lado exótico do índio e deixava explícito demais os defeitos do evento, inclusive as questões de superfaturamento. Ela acredita que a nova festa vai melhorar nesse aspecto. “A nova festa terá um enfoque cultural maior e mostrará a luta do índio pela conquista das terras”, explica. 
     O Festival Nacional da Cultura Indígena ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de abril na Praça de Eventos, no centro de Bertioga. Detalhes pelo telefone do Centro de Informações Turísticas: (13) 3317-3567.


 



 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.