Denúncia feita pelo Sindicato dos Servidores de Santos (Sindserv) revela que pombas estão em circulando junto ao refeitório e cozinha da UME Cidade de Santos, no Embaré. Imagens feitas no local mostram fezes dos pássaros sobre o balcão e até dentro de um prato com refeição, que seria servido para alguma criança.
[galeria]
Além da quantidade de fezes sobre mesas e cadeiras do refeitório e balcão da cozinha, provocadas pela presença de pombos na estrutura do telhado, o Sindserv também identificou outros problemas como:
-Filtro rachado e cozinha sem água filtrada;
-Torneira elétrica quebrada;
-Porta sem tela de proteção;
-Coifa com vazamento sobre a torneira elétrica;
-Vestiário sem iluminação;
-Balcão de serviços totalmente inadequado (antiergonômico);
-Servidora com restrição de função trabalhando sem auxílio.
Ofícios foram protocolados na quarta-feira (20) às secretarias de gestão e educação.
Nota de resposta
Em nota, a Secretaria de Educação esclarece que está tomando todas as providências necessárias. Vale destacar que a unidade já possui rede de proteção, mas foram identificados pontos danificados e hoje (22) uma empresa estará no local para iniciar os reparos. Esclarece ainda que está em processo para aquisição de novos itens para a cozinha da escola. O balcão de serviço será avaliado pelo Comitê de Ergonomia da prefeitura.
A Prefeitura destaca também que a equipe de manutenção da secretaria visita frequentemente às escolas para realizar pequenos serviços. A secretaria explica que a necessidade de mais uma funcionária está sendo avaliada.