Fonte da Praça Mauá, em Santos, volta a funcionar nesta sexta após revitalização | Boqnews

Santos

16 DE SETEMBRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Fonte da Praça Mauá, em Santos, volta a funcionar nesta sexta após revitalização

O trabalho embeleza ainda mais a estátua Ninfa das Conchas.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A fonte da Praça Mauá, no Centro de Santos, foi revitalizada e volta a funcionar nesta sexta-feira (17), a partir das 13 horas. O trabalho embeleza ainda mais a estátua Ninfa das Conchas, réplica da peça escultural que se encontra nos jardins do Palácio de Versailles, em Paris.

O serviço foi realizado pela Secretaria de Serviços Públicos e envolveu a impermeabilização da laje da fonte, que apresentava infiltrações, e a recuperação das duas bombas, além de renovação dos sistemas elétrico e hidráulico.

Os trabalhos abrangeram o banheiro público que funciona sob a fonte. Os espaços reservados ao público feminino e masculino foram pintados e tiveram os azulejos repostos, além de ganharem novas portas de aço na entrada, mais resistentes à ação de vândalos. Também foi instalada proteção de vidro nas janelas.

As dependências do setor de limpeza ganharam mais espaço para acomodar os materiais e os jardins da Praça Mauá receberam cuidados de manutenção e limpeza.

Reurbanizada em 1939, seguindo um projeto inspirado nos jardins de Versailles, a Praça Mauá ganhou uma réplica da estátua ‘Nymphe à la coquille’, esculpida em mármore por Charles Antoine Coysevox. A estátua francesa adornou Versailles e atualmente encontra-se no Museu do Louvre, em Paris.

A estátua santista é em bronze, com base de granito, e a ninfa, vestida com uma túnica, está sentada sobre uma base, tendo ao lado direito um vaso e, ao esquerdo, um cantado caído, de onde escorre água.

A praça Mauá, onde está desde 1940 o Marco Distrital de Santos, foi reurbanizada em 1988, quando ganhou os sanitários públicos subterrâneos e, sobre eles, a fonte ajardinada. Pequeno monumento piramidal, o Distrital é o marco zero das coordenadas geográficas de Santos e o ponto de partida para a marcação dos serviços topográficos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.