Força tarefa apreende munições e drogas no meio da mata em Guarujá | Boqnews
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
3 de agosto de 2023

Força tarefa apreende munições e drogas no meio da mata em Guarujá

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio das equipes do Policiamento Ambiental do 3º BPAmb em parceria com a Guarda Municipal, realizou nesta quinta-feira (3) uma grande apreensão de munições e drogas no meio de uma mata no Guarujá.

As ações ainda estão em andamento e fazem parte da Força Tarefa da Operação Escudo no Guarujá.

As forças de segurança realizaram a demolição de construções utilizadas por traficantes no Morro da Vila Julia e apreenderam diversos itens.

Como munições de vários calibres, carregadores de armamentos, rádios comunicadores, um silenciador e uma grande quantidade de entorpecentes que estavam enterrados no meio da mata.

As atividades da Força Tarefa visam a preservação ambiental por meio da fiscalização da degradação do meio ambiente, evitando assim que os danos sejam maximizados e se compõem ainda da retirada de construções não habitadas que frequentemente são utilizadas pelos criminosos nas práticas ilícitas.

O trabalho conjunto é fundamental na preservação ambiental e no enfrentamento aos crimes comuns.

Balanço

A Polícia Militar prendeu 84 pessoas em seis dias de Operação Escudo, entre 28 de julho e 2 de agosto.

Deste total, 54 foram presos em flagrante e 30 foragidos da Justiça, capturados.

Além disso, houve apreensão de quatro adolescentes .

Portanto, em seis dias de operação a polícia vistoriou 2.155 automóveis, dos quais 152 removidos, e 1.143 motocicletas, das quais 117  recolhidas.

Dez veículos com queixa de furto ou roubo estavam desaparecidos.

Pelo menos 21 armas, entre pistolas e fuzis, recolhidas.

Policial atingido  pelos colegas durante ação da polícia nos morros de Santos. Outra policial já havia sido baleada. Ambas não correm risco de morte. Por sua vez, 16 mortes foram oficialmente confirmadas, mas números podem ser maiores. Foto: Divulgação

Operação Escudo

A Operação Escudo teve início no último dia 28, após o soldado Patrick Bastos Reis ser morto por criminosos quando fazia patrulhamento em uma comunidade no Guarujá.

Os policiais conseguiram identificar e prender todos os criminosos que participaram da morte do policial. O último envolvido foi preso na madrugada de quarta-feira (2).

A ação segue para sufocar o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado, que possui grande atuação na Baixada Santista.

 

Reação dos criminosos

Dessa forma, a presença policial tem resultado em intensa reação por parte dos criminosos, já que o reforço no policiamento impacta diretamente no tráfico de drogas.

Portanto, somente nesta terça-feira (1) dois policiais se feriram à luz do dia por criminosos em Santos.

Marginais atingiram uma policial com tiros pelas costas no bairro do Campo Grande quando fazia patrulhamento.

Após o crime, os criminosos fugiram em direção ao morro São Bento.

Lá, atacaram uma viatura do BAEP e balearam outro policial, atingido com um tiro na perna.

Dessa forma, na troca de tiros um dos criminosos morreu e outros dois presos.

Assim, os policiais estão internados e não correm risco de morte.

Desta maneira, nos seis dias de operação, 16 suspeitos morreram ao entrarem em confronto com a polícia.

No entanto, os números podem ser maiores, segundo relatos de moradores das comunidades atingidas.

Ato

Portanto, na tarde desta quarta-feira, grupos ligados aos direitos humanos se reuniram na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, para protestar contra a violência praticada pela polícia em Guarujá.

Um novo ato deve ocorrer neste domingo, em Santos.

Investigação

Dessa forma, por determinação da própria SSP, todos os casos desse tipo recebem investigação da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Santos e pela Polícia Militar, por meio de Inquérito Policial Militar (IPM).

Assim, a secretaria garante que as imagens das câmeras corporais estarão nos inquéritos em curso e estão disponíveis para consulta irrestrita pelo Ministério Público, Poder Judiciário e a Corregedoria da PM.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.