Força-tarefa fiscaliza condições de higiene no Porto de Santos esta semana | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS

Ação

25 DE ABRIL DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Força-tarefa fiscaliza condições de higiene no Porto de Santos esta semana

Agentes fiscalizarão terminais públicos e privados até sexta-feira

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Verificar as condições de higiene e limpeza das operações portuárias e observar o cumprimento das melhores práticas no controle da proliferação de pragas urbanas (ratos, baratas, pombos). Esses são os objetivos da Operação Porto Limpo, liderada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que até sexta-feira (29) fiscalizará 30 terminais de granéis sólidos no Porto de Santos e terminais de uso Privado (TUP).

A ação em conjunto com a Prefeitura e outros órgãos federais foi anunciada nesta segunda-feira (25), em reunião no escritório regional da Antaq (Centro) de Santos. Durante a semana, agentes irão fiscalizar os arrendamentos que movimentam granéis sólidos no Porto, os operadores portuários e de cais público, TUPs na área de jurisdição da Antaq e vias públicas localizadas no Porto Organizado.

Ao longo da semana, três equipes avaliarão as condições sanitárias da área portuária, contando ainda com o apoio de um drone para auxílio na fiscalização. A força-tarefa será dividida em frentes na Ponta da Praia, Ilha Barnabé e margem esquerda do Porto. O foco é evitar vazamento de produtos nos terminais, resíduos em estado de degradação que causam mau cheiro, áreas sem limpeza adequada, entre outros problemas provenientes de operações portuárias.

Ainda como parte da atividade, a Antaq também utilizará como referência checklists de higiene e limpeza do SFIS Mobile. O aplicativo permite a importação das informações das empresas autorizadas, a integração com os bancos de dados da Agência, bem como gerar Notificação de Correção de Irregularidade (Noci) ou lavrar auto de infração, dando ciência ao terminal, quando for o caso. Ao final da vistoria, o fiscalizado receberá o relatório com o resultado da aplicação do checklist.

Além de representantes das secretarias municipais de Assuntos Portuários (Seport), Meio Ambiente (Semam) e Saúde (SMS), as atividades terão participação de profissionais do Ibama, Anvisa, Marinha do Brasil, Receita Federal e Santos Port Authority. É a primeira vez que a Prefeitura é convidada a participar da parceria.

Representando a Administração Municipal no encontro, o coordenador do Seport, Antônio Fidalgo, salientou a importância da Operação Porto Limpo, bem como a integração entre Antaq e o Município.

“Essa ação com um sistema moderno e inovador vai ao encontro da grandeza do Porto de Santos. Estamos cumprindo nosso papel e intermediando essa relação Porto-Cidade. Não basta simplesmente operar e focar no ranking de cargas, mas é preciso promover operações limpas e com qualidade no serviço”, salientou Fidalgo.

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou que a Operação vai elevar a qualidade de um trabalho que já vem sendo realizado em solo santista. “Realizamos fiscalizações de rotina para nos certificarmos das condições sanitárias e de higiene no Porto, mas a Operação Porto Limpo, que reúne mais de dez órgãos, traz uma nova expectativa sobre esse controle. Ela permitirá que os terminais apresentem serviços de melhor qualidade, oferecendo um serviço à altura da grandeza do Porto de Santos”, concluiu Nery, que também esteve acompanhado do diretor da Antaq, José Renato Fialho, e da superintendente de fiscalização, Gabriela da Costa.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.