Fortaleza da Barra abriga 8ª edição da Primavera dos Museus | Boqnews
Foto: Divulgação

Guarujá

23 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Fortaleza da Barra abriga 8ª edição da Primavera dos Museus

Programação começa nesta terça (23), com a reabertura da Trilha do Paiol

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Museu Histórico da Fortaleza da Barra Grande abrirá seus portões a partir de terça-feira (23) para a 8ª Primavera dos Museus, evento nacional no qual Guarujá está inserido. Na oportunidade, será reaberta a Trilha do Paiol de Pólvora e os visitantes poderão conhecer mais sobre a história do Brasil vivida na Ilha de Santo Amaro durante o período colonial. A programação contará ainda com o Ritual das Águas e sessão de cinema com o filme Zuzu Angel, acompanhado por debate sobre os 50 anos do Golpe Militar.

As atividades começam nesta terça, com a reabertura da trilha e visita monitorada em quatro horários: 10h45, 12 horas, 15h15 e 16h30, e prosseguem de até sábado (27). Até quarta-feira, 25, nos mesmos horários, serão realizados jogos temáticos para as crianças, uma novidade na programação da Fortaleza.

Todos os dias, há um intervalo para almoço das 12 às 14 horas. A Fortaleza dispõe de um espaço de economia solidária para refeição, com lanches especiais, no Café Sonhos e Sabores, conduzido pela líder comunitária popularmente conhecida como Keka. Já a programação da tarde, das 14h15 às 16h30, traz oficinas de desenho e pintura na terça e quarta-feira, 24.

Ritual das Águas
Na quinta-feira (25), às 14h15, acontece a oficina de modelagem (resina) com o artista Serapião. Já às 17 horas, será realizado o Ritual das Águas. Na oportunidade, representantes da Prefeitura entregarão ao Coronel de Artilharia R/1, Elcio Rogério Secomandi, antigo defensor da Fortaleza, a placa Amigo do Museu.

“Cada praia terá um ‘guardião’ do mar. Um representante de cada praia, Enseada, Tombo, Pitangueiras, que trará para a cerimônia um pote com a água do mar da sua praia. Essas águas serão misturadas com a água de Santa Cruz e servirão para abençoar as pessoas e a Fortaleza. No fim, o grupo de escoteiros 169 Manueal Ernesto Freire entregará mudas de árvores para todos os participantes e expectadores do ritual”, explicou a diretora de Patrimônio Histórico Cultural e Arquitetônico da Prefeitura sobre o Ritual das Águas.

Debate sobre o filme Zuzu Angel
Na sexta-feira (26), às 14h15, será exibido o filme Zuzu Angel e, após a mostra, professores e convidados farão uma mesa redonda para discutir o longa-metragem com os espectadores sobre os 50 anos do Golpe Militar.

Fim de semana
No sábado (27), paralelamente, às visitas monitoradas na Trilha do Paiol, acontece o Roteiro das Artes, às 14 horas e apresentação teatral As aventuras de Chapeuzinho Vermelho.

No domingo (28), a programação será encerrada com uma edição especial do projeto Estação Rap, com Batalha de Mcs, oficinas de grafite e apresentações de dança e música do universo hip hop.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.