Um debate cada vez mais necessário e traz à tona a necessidade de superar um dos principais desafios para o desenvolvimento da Baixada Santista: os gargalos logísticos. Pensando nisso, a União das Associações de Engenharia e Arquitetura do Litoral Paulista (UALP) que conecta os presidentes das associações de engenheiros e arquitetos das dez cidades do litoral paulista, realiza o Fórum Baixada Santista: Engenharia e Desenvolvimento Econômico – a 3ª pista da Imigrantes como vetor de integração e crescimento regional.
O encontro gratuito será na quinta-feira, dia 27 de novembro, a partir das 8h30, no Bloco Cultural José Edgard da Silva (Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro – Cubatão). A programação vai contar com lideranças públicas, empresariais, acadêmicas e técnicas para debater soluções que conectem infraestrutura, inovação e empregabilidade ao futuro da região.
Os interessados em participar já podem se inscrever pelo Sympla – https://www.sympla.com.br/evento/forum-baixada-santista-a-3-pista-da-imigrantes-como-vetor-de-integracao-e-crescimento-regional/3207990
Sobre o Fórum
De acordo com a coordenadora da UALP, engenheira Elisangela Freitas, “A proposta deste Fórum é contribuir para que a 3ª pista se consolide como um projeto estruturado, orientado por critérios técnicos, continuidade e visão regional, e não condicionado a ciclos administrativos.
Uma obra desse porte exige a participação de engenheiros civis, agrônomos, ambientais, de transportes, de segurança, eletricistas, mecânicos, além de profissionais de planejamento urbano, logística e mobilidade entre outros. Escolhemos Cubatão justamente por ser um ponto estratégico na logística da Baixada Santista, onde os impactos e oportunidades da obra ficam ainda mais evidentes.”
3ª pista da Rodovia dos Imigrantes
O debate central em torno da expectativa da implementação da 3ª pista da Rodovia dos Imigrantes fará com que cerca de 40 especialistas como: secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo de Cubatão, Fabricio Lopes. Além de, secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Thaís Margarido; o diretor Institucional do Grupo Cesari, Sérgio Sukadolnick, entre outros. Dessa maneira, irão abordar os impactos desse grande projeto nos eixos de mobilidade urbana, integração porto–cidade, desenvolvimento econômico, sustentabilidade energética e capacitação profissional.
O evento é realizado pela União das Associações de Engenharia e Arquitetura do Litoral Paulista (UALP), com o patrocínio master da MÚTUA , apoio do sistema CONFEA E CREA-SP, com apoio da Prefeitura de Cubatão, secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Obras e transportes das cidades, Associações de Engenheiros e Arquitetos de Registro até Bertioga e o Apoio Institucional de diversos parceiros como Sebrae, ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), entre outras.
Programação
8:30/9:00 – Recepção e Credenciamento
9:00/9:05 – Abertura Oficial
Palavra da Coordenadora da UALP – Eng. Elisângela Freitas
9:05/9:30 Palavra das Autoridades Presentes
Presidente Estadual da MÚTUA – Renato Azevedo
9:30/10:30 – Painel – “A 3ª pista da Imigrantes: mobilidade, logística e desenvolvimento regional”
Painelistas: Secretários Municipais Regionais
10:30/11:20 – Painel: “Cubatão e o Porto de Santos como motores da cadeia produtiva do Litoral Paulista”
Integra o potencial portuário e retroportuário à indústria e aos novos investimentos logísticos que impulsionam a economia regional.
11:20/12:10 – Painel: “A 3ª pista da Imigrantes como vetor de integração e crescimento sustentável”
Conecta infraestrutura, mobilidade e planejamento urbano como alicerces para o desenvolvimento das nove cidades da Baixada.
12:10/12:50 – Painel: “Engenharia Associativa e Governança Técnica: a força das entidades no desenvolvimento regional”
A nova geração da engenharia associativa: inovação, digitalização e engajamento de jovens profissionais.
12:50/14:00 – INTERVALO PARA ALMOÇO
14:00/14:50 – Painel: “Cubatão: de símbolo de superação ambiental a referência em energia limpa”
Obras inteligentes, monitoramento digital, inovação em infraestrutura.
14:50/15:40 – Painel: “Pessoas qualificadas para a transformação regional”
A formação de talentos e a valorização da mão de obra técnica como base para sustentar os investimentos e o crescimento da Baixada.
15:40/16:30 – Painel: “Pessoas qualificadas para a transformação regional”
Destaca a formação de talentos e a valorização da mão de obra técnica como base para sustentar os investimentos e o crescimento da Baixada.
16:30/17:00 – INTERVALO
17:00/17:40 – Mesa de Consolidação
Tema: “Engenharia como vetor de integração regional”
Discussão sobre compromissos conjuntos.
17:40/18:00 – Encerramento
Fala final da Coordenadora da UALP – Eng. Civil Elisangela Freitas da Silva
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.