Meteorologia

Chegada de frente fria trará reflexos para a Baixada Santista

São esperadas baixas temperaturas, rajadas de vento e, ainda, ressaca

02 de julho de 2019 - 17:18

Da Redação

Compartilhe

Com a chegada de uma frente fria e ventos intensos na região costeira, há previsão de ressaca para a região da Baixada Santista.

A informação é do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), da Unisanta.

Durante a semana, o nível do mar terá aumento gradativo podendo ultrapassar, na tarde de sexta-feira (5), 2 metros na região da Baía de Santos e 2,2m no interior do Estuário.

O índice representa um aumento de 60 centímetros em relação à tábua de maré.

Além disso, são esperadas pancadas de chuva com intensidade forte.

Com relação às ondas, os sensores da Praticagem de São Paulo registram mar agitado desde a madrugada desta terça-feira (2), cenário que deve permanecer ao longo da semana.

Além disso, há previsão de pico na madrugada do sábado (6), quando as ondas devem ultrapassar 3m na região costeira e 2,5m na região da Baía de Santos.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado deve ser de atenção até quinta-feira (4).

A partir de sexta-feira (5) deve mudar para alerta.

Se a previsão se mantiver, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, podendo se intensificar com a ocorrência de ventos locais intensos e chuva, conforme previsto pelos institutos de meteorologia.

Em caso de emergências, os munícipes podem acionar a Defesa Civil (telefones 199 ou 3208-1000) ou Corpo de Bombeiros (193).

LEIA TAMBÉM: