O Rádio Clube e o Castelo recebem de terça-feira (16) até sexta-feira (19) a nebulização para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
A dispersão do inseticida vinha sendo feita pela Seção de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde no Rádio Clube, desde a semana passada, com um veículo, o chamado fumacê. Esta semana, serão dois veículos espalhando o produto pelos bairros.
O Aedes transmite dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
As duas primeiras doenças estão com número grande de casos confirmados em Santos.
Ao todo são 125 casos de chikungunya e 75 de dengue.
Não há registro de zika e a última notificação de febre amarela data da década de 1940.
Ações Diversas
A nebulização com o fumacê é diferente das outras quatro realizadas em Santos este ano – Estuário, Ponta da Praia, Macuco e Gonzaga. Nas anteriores, o produto era dispersado com um equipamento costal colocado nos agentes.
Com o equipamento costal, a aplicação é mais direta, direcionada a pontos como ralos e vasos com plantas e pede-se a saída dos moradores de casa por 30 minutos. Na nebulização com o fumacê, o morador não precisa sair de casa e o veículo passa três vezes no mesmo local para ter eficácia. A recomendação é deixar portas e janelas abertas.