Fundada há três anos, organização na região auxilia haitianos refugiados | Boqnews
Cris Challoub
24 de junho de 2017

Fundada há três anos, organização na região auxilia haitianos refugiados

“A minha razão de viver é poder ajudar os outros. O mundo precisa de mais carinho e amor”, diz Martineau Cherubin, fundador da Organização dos Haitianos que Vivem no Brasil (OHVB). De fato, se mais pessoas no planeta tivessem a mesma vontade de fazer o bem como Martineau, não existiriam tantas perseguições, guerras e conflitos. Mais de 65,6 milhões de pessoas (dados de 2016) não teriam que abandonar seus países de origem para pedir refúgio e recomeçar em outro lugar com idioma e hábitos diferentes.

O fundador da Organização dos Haitianos que Vivem no Brasil (OHVB), Martineau Cherubin.

Nascido no Haiti, Martineau não é refugiado, mas se mudou para o Brasil sozinho, por um motivo nobre: auxiliar aqueles que são. “Vim em 2009 como turista. Nesta época, eu estava trabalhando nas Organização das Nações Unidas. Em 2013, voltei como imigrante, vi toda a situação que os refugiados estavam passando e percebi que poderia fazer algo”, relembra.

Como todo início, dar o primeiro passo é a fase mais complexa e ele percebeu que sozinho poderia fazer pouco, afinal o número de pessoas que pedem refúgio para o Brasil chega a quase 10 mil. “Comecei a falar sobre a ideia da ONG e percebi que poucos realmente gostariam de ajudar, muitos só queriam se promover. Chorei com essa situação”, conta.

Em três anos de atuação na Baixada Santista, a OHVB já conseguiu ajudar muitos refugiados, clandestinos e pessoas em situação de rua. “Quando eles chegam ao Brasil, uma das dificuldades é o idioma. Damos aulas de português para que a pessoa consiga arranjar um emprego e recomeçar”, explica.

“Lembro de dois homens que ajudamos. Eles precisavam de um emprego, então pegamos roupas que recebemos, levamos os dois para cortar os cabelos… Ficaram bem bonitos para a entrevista e conseguiram o trabalho”, recorda, orgulhoso, com um sorriso de orelha a orelha.

Aula de idiomas

Para ajudar nos trabalhos da organização, voluntários dão aulas de inglês, francês e português de segunda a sábado por um valor simbólico, mas Martineau faz questão de salientar que quem não pode contribuir nada paga.

As aulas acontecem na ONG, localizada à Rua Bittencourt nº133, conjunto 14. Informações pelo telefone 3034-5535.

Campanha do agasalho

Para aquecer os 285 refugiados abrigados em São Paulo, a OHVB está arrecadando agasalhos até a próxima sexta (30), na ONG e em outros três endereços: Rua Amador Bueno, 267, sala 107; Avenida Antônio Rodrigues, 88, apartamento 504, em São Vicente, e Avenida São Francisco 276/278.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.