Governo de São Paulo assina ordem de início de serviços para a construção de 1,7 mil unidades em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação CDHU
29 de julho de 2026

Governo de São Paulo assina ordem de início de serviços para a construção de 1,7 mil unidades em Santos

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), assinou, nesta terça-feira (28), a Ordem de Início de Serviços (OIS) para a edificação de 1,7 mil unidades habitacionais, unidades comerciais e infraestrutura condominial e urbana do empreendimento “Santos – AE”, localizado em Santos.

Os investimentos estaduais totalizam mais de R$ 585,3 milhões, e o prazo de execução é de 40 meses. Dessa forma, a assinatura contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, do Diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, e da prefeita em exercício de Santos, Audrey Kleys.

Marcelo Branco destacou que o projeto é um ótimo exemplo de iniciativa que visa ao desenvolvimento urbano de toda a região.

“O túnel Santos-Guarujá é uma obra de infraestrutura importante e esperada há anos. Por isso, é muito bom darmos mais um passo rumo à concretização do Santos AE. O empreendimento traz, além do atendimento de uma importante necessidade habitacional do município, mais desenvolvimento para todo o entorno, impulsionando a demanda por novos serviços e infraestrutura diante do aumento da população residente e flutuante na região”, explicou o titular da Pasta.

Obras

A licitação foi realizada na modalidade de Construção Integrada, na qual a empresa contratada elabora tanto os projetos básico e executivo quanto executa a obra. A assinatura autoriza, portanto, o início de todas as etapas do empreendimento.

“A elaboração do projeto deve levar aproximadamente oito meses. Depois, com o projeto aprovado e o licenciamento concluído, poderemos iniciar efetivamente a construção. Por isso, a parceria com o município é importante, para que a gente consiga seguir esse prazo e iniciar as obras no próximo ano”, disse o diretor de Engenharia e Obras da Companhia, Silvio Vasconcellos.

 

Aliás, o empreendimento de uso misto vai impulsionar o desenvolvimento urbano ao revitalizar a área de acesso ao túnel Santos-Guarujá, no bairro Macuco. Além de ampliar a oferta habitacional na região.

Ao todo, serão construídas 1.769 unidades habitacionais, das quais 762 serão destinadas à Habitação de Interesse Social (HIS), voltada a famílias com renda de até seis salários mínimos.

As outras 1.007 unidades atenderão ao programa de Habitação de Mercado Popular (HMP), destinado a famílias com renda de até dez salários mínimos. O projeto também incluirá áreas comerciais, serviços e equipamentos públicos.

Além disso, os edifícios ocuparão três quarteirões localizados entre as avenidas Siqueira Campos, Senador Dantas e Padre Anchieta. O empreendimento terá cerca de 170 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 30 mil metros quadrados pertencente à CPTM.

Projeto Integrado

Paralelamente, a Diretoria de Projetos e Programas da CDHU desenvolveu o projeto conceitual com base no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), elaborado para a construção do túnel Santos-Guarujá.

Além do mais, para isso, a equipe também realizou um amplo mapeamento da região, que reuniu informações sobre o perfil sociodemográfico da população, a oferta de serviços públicos e privados, o comércio local, a infraestrutura viária e de transporte coletivo, os empreendimentos imobiliários do entorno e a legislação urbanística.

Com base nesses estudos, a CDHU definiu que um empreendimento de uso misto seria a alternativa mais adequada para a área. Contudo, a decisão levou em conta fatores como a ampla adoção do conceito de fachada ativa em Santos, a boa visibilidade para o comércio, o intenso fluxo de veículos, a renda do entorno acima da média do município e a topografia favorável.

Do mesmo modo, os levantamentos também identificaram forte potencial para a instalação de lojas de destino, especialmente na esquina das avenidas Senador Dantas e Siqueira Campos. Entre os estabelecimentos previstos estão academias, supermercados, redes de fast-food, laboratórios e pet centers. Ao mesmo tempo, as ruas internas do empreendimento oferecerão espaços para outros tipos de comércio e serviços, ampliando as opções para moradores e visitantes.

Para a população

Na área institucional, o projeto vai implantar uma unidade da Praça da Cidadania, além de equipamentos voltados ao esporte, ao lazer, à saúde e à educação. Também criará áreas verdes para ampliar a qualidade dos espaços públicos e oferecer mais opções de convivência para a população.

Além disso, o empreendimento receberá uma unidade do programa Vida Longa, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado e a Prefeitura de Santos. A iniciativa acolherá idosos em situação de vulnerabilidade social, com vínculos familiares fragilizados, mas que ainda preservam sua autonomia.

Ao mesmo tempo, o edifício contará com lajes corporativas destinadas à instalação de sedes de órgãos públicos. O projeto também incluirá um restaurante no terraço, com vista para o mar, e um auditório para eventos e atividades institucionais.

Já nas áreas externas, o empreendimento criará espaços públicos voltados ao esporte, ao lazer e à circulação de pedestres. Para isso, o projeto prevê a construção de uma quadra poliesportiva, pista de skate, playground, áreas de convivência e caminhada. Além dessas estruturas, a iniciativa implantará uma Minifloresta Urbana em parceria com a ONG Formigas de Embaúba, reforçando a proposta de integrar desenvolvimento urbano, sustentabilidade e qualidade de vida.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.