Grêmios estudantis participam de primeiro encontro | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS/Secor

Educação

08 DE AGOSTO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Grêmios estudantis participam de primeiro encontro

Os 16 grêmios estudantis municipais servem para aprimorar a qualidade da educação e desenvolvimento humano dos alunos

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“Quero trazer mais recursos e mais projetos para minha escola, como de informática e espanhol”. A proposta é do presidente do grêmio estudantil da escola Edmea Ladevig (Gonzaga), Diego da Silva Mariano, de 13 anos, que participou na última terça-feira (5), na rua XV de Novembro, 195, no centro histórico, do primeiro encontro dos 16 grêmios estudantis municipais, constituídos e administrados de forma autônoma pela comunidade estudantil das escolas de 6º a 9º ano, sem fins lucrativos ou político-partidários, para aprimorar a qualidade da educação e desenvolvimento humano dos alunos.

Cada grêmio tem 12 representantes e mandato de um ano, com possibilidade de uma reeleição.

Diego estava acompanhado da mãe, Kátia Nicodemos da Silva, que declarou ajudar no que for preciso para que a gestão do filho seja positiva.

Felipe dos Santos Escorcio, 13, é o presidente do grêmio da ‘Irmão José Genésio’ (morro do José Menino). Uma das novidades que vem implantando é a diretoria de assuntos femininos, reivindicação das garotas da unidade. “A ideia é criar o recreio dirigido, com leitura de revistas e palestras sobre temas de interesse delas.” Sua mãe, Marta Pereira dos Santos, também estava presente e está bem feliz com a atuação de Felipe.

Já o presidente do grêmio da escola rural ‘Monte Cabrão’, na área continental, Antonny Hugo Nascimento Martins, 14, quer levar mais união para a escola, com eventos interclasse e promoção de passeios.

A avó, Cleide Nascimento da Costa, afirmou que ele é muito inteligente e bom aluno e fará o melhor. Já a orientadora educacional da Monte Cabrão, Maria Patrícia Prado Pontes, destacou que as equipes técnicas das escolas estão apoiando os grêmios no que for preciso.

Os presidentes dos 16 grêmios já vêm atuando em suas unidades, desde que foram eleitos pelos alunos, entre março e abril deste ano. A posse está marcada para 19 de agosto.

Atividades
O evento iniciou com a apresentação de um vídeo, que mostra a superação de uma criança deficiente visual em tenra idade, estimulada a pensar como guerreira pela mãe e agindo como tal.

“Nenhuma dificuldade deve ser obstáculo para os sonhos”, disse a secretária-adjunta Audrey Kleys Dinau aos participantes.

O articulador dos grêmios estudantis municipais, Rafael Silva, destacou as metas dos órgãos, como resgate da autoestima, conservação do patrimônio, disseminação de informações, passeios e projetos, qualidade de vida, valorização dos estudos, ações para disciplina e limites, entre outras.

A chefe da Seção de Projetos Educacionais Especiais (Seproje), Fátima Alves, falou sobre o projeto Câmara Jovem. “Treze escolas estão inscritas. Haverá eleições nas escolas e vocês podem incentivar a participação de todos. Serão eleitos 21 vereadores mirins, eleitos entre unidades de ensino fundamental e médio, públicas e privadas.”

O coordenador municipal da Juventude, Wellingon Araújo, também deixou seu recado, anunciando a Semana Municipal da Juventude, entre 11 e 17 de agosto, cujo tema será ‘Os desafios para uma cidade sem violência’.

Já o coordenador do grupo articulador dos conselhos escolares, Daniel Gomes Araújo, informou sobre o primeiro encontro do segmento, que irá ocorrer dia 12, no Sesc.

Coube a Lourival Rodrigues, que atua no programa Escola Atual e é intérprete oficial do hino da cidade, Santos Poema, discorrer sobre o trabalho que desenvolve nas unidades: ensinar letra e música do hino, explicando seu conteúdo, falar sobre os autores, além da prática da postura, dicção e respiração.

A assessora de Comunicação do Colégio Jean Piaget, Marcela Ferracio, compareceu ao evento. “Vim conhecer o projeto dos grêmios para levar para nossa escola”. O representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Edmir Santos Nascimento, igualmente marcou presença.

O próximo encontro está agendado para outubro.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.