Parte da Guarda Municipal portará armas em 2016 | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/PMS/Secor

Santos

23 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Parte da Guarda Municipal portará armas em 2016

A expectativa é que de 50 a 70 passem a portar armas de fogo após avaliação psicológica e treinamento

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

guardamunicipalA Prefeitura de Santos decidiu armar parte dos integrantes da Guarda Municipal a partir do ano que vem. Dos cerca de 500 guardas, a expectativa é que de 50 a 70 passem a portar armas de fogo após avaliação psicológica e treinamento.

A ideia ganhou corpo em setembro e outubro deste ano, durante uma série de reuniões com representantes da Secretaria de Segurança (Seseg) e da Guarda Municipal (GM) com a sociedade, por meio dos Conselhos Municipais de Segurança (Conseg). A maioria dos presentes mostrou-se favorável à adesão dos armamentos.

No momento, a GM e a Seseg estão em tratativas para celebrar um convênio com a Polícia Federal, órgão responsável por fiscalizar o uso e aquisição de armas, além de inspecionar onde elas serão armazenadas e ter ciência de qual empresa dará o curso de capacitação para os guardas municipais selecionados pela corporação. A legislação federal obriga o vínculo com a Polícia Federal.

Após a celebração do convênio, previsto para o primeiro semestre do ano que vem, a Prefeitura abrirá o processo de licitação para escolher a empresa que irá ministrar o curso teórico e prático para os guardas. Participarão desta etapa os aprovados em uma avaliação psicológica. Nessa fase, 100 homens devem ser avaliados.

“É importante citar que os guardas municipais que portarem armas de fogo o farão de maneira voluntária”, ressalta Sérgio Del Bel, secretário municipal de Segurança.

Os guardas capacitados terão aulas de tiro, orientações técnicas sobre o manuseio de armas e treinamento sobre momentos em que o equipamento poderá ser utilizado.

“Os serviços que a Guarda Municipal irá executar não se confundem com os das polícias Militar e Civil. Sabemos quais são as funções de cada corporação. O objetivo é apoiar e não criar conflito”.

Segundo o secretário adjunto de Segurança de Santos, Bruno Orlandi, os guardas interessados em andar armado se inscreverão para a avaliação psicológica. Passada essa etapa, eles serão capacitados para andar nas ruas com armas de fogo.

“A ideia é que os guardas façam rondas em duplas ou trios, todos eles armados, em trabalho de carro ou a pé”, afirma o secretário.

Segundo Orlandi, o processo de decisão passou por várias discussões com representantes da sociedade civil, prefeitura e Polícia Militar. “Após diversas reuniões do Conseg, a maioria aprovou a adoção de armas pela Guada Municipal”, diz.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.