O programa Guardião Cidadão, da prefeitura, está com inscrições abertas para 40 vagas destinadas a jovens de 18 e 19 anos (masculino e feminino). A abertura da seleção foi publicada segunda-feira (20) no Diário Oficial. Os selecionados irão receber auxílio de um salário mínimo e meio (R$ 1.086,00), cesta básica ou auxílio-alimentação e seguro de vida, além de participar de curso de qualificação profissional.
A validade do contrato é de um ano, prorrogável por igual período. Para participar do processo seletivo é preciso se dirigir até o próximo dia 30 à Secretaria de Segurança (Praça Iguatemi Martins s/n° – 1° andar, Mercado Municipal, Vila Nova) com os documentos solicitados. Os pré-selecionados serão entrevistados entre os dias 3 e 7 e, no dia 11, será divulgada no Diário Oficial a relação dos classificados.
Atualmente o programa vinculado à Secretaria Municipal de Segurança (Seseg) conta com 117 guardiões e, com a ampliação, chegará a 157. Os jovens atuam em unidades e espaços públicos e na central de comando Sistema Integrado de Monitoramento. “O trabalho é extremamente importante para auxiliar a Guarda Municipal na fiscalização do Código de Posturas e outras irregularidades e situações”, explica o comandante da GM, Flávio de Brito Jr.