Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do novo programa Guardião Cidadão.
Ele retorna após uma interrupção, que durou de 2006 a 2016.
O objetivo da Prefeitura é qualificar jovens e oferecer oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, promovendo a cidadania e o senso de comunidade.
Reformulado, agora terá novo papel.
Com bicicletas ou a pé, os participantes percorrerão as ruas, colaborando com a fiscalização sobre o cumprimento das leis municipais, orientando a comunidade a respeito do Código de Posturas, numa parceria com a Secretaria de Prefeituras Regionais (Sepref).
Na versão anterior, 2006 a 2016, o programa formou 1.345 jovens que auxiliavam o trabalho preventivo da Guarda Civil Municipal.
Na nova função, os participantes poderão orientar a população sobre o uso correto do contentor de lixo.
Informar sobre os locais dos ecopontos (coleta seletiva); identificar empresas e pessoas que realizam descarte irregular.
Além disso, orientar e acionar serviços de atendimento às pessoas em situação de rua.
Já na região da Orla, poderão aconselhar sobre o uso correto dos equipamentos e das academias ao ar livre, e alertar a respeito dos horários das atividades na faixa de areia.
As inscrições para o programa seguem até quarta-feira (19), na Secretaria Municipal de Segurança (Praça da República, 22/25, Centro Histórico de Santos), das 9h às 12h e das 14h às 16h.
Vagas
Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, sendo 28 para homens e 12 para mulheres.
Pela atividade, os jovens receberão auxílio financeiro de 1,5 salário mínimo (o equivalente a R$ 2.277,00) cesta básica ou auxílio-alimentação e seguro de vida.
Dessa forma, também participarão de curso para o desempenho da função.
Portanto, os benefícios têm duração de um ano, podendo ser prorrogados por igual período após avaliação.
Para se candidatar ao processo seletivo é preciso ter entre 18 e 20 anos, ensino médio completo, morar em Santos e, no caso dos homens, estar livre do serviço militar.
No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar o currículo e os documentos solicitados no edital, publicado no Diário Oficial de Santos (t.ly/ukZ76)
O processo seletivo ocorrerá em três etapas, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança: análise curricular, prova escrita e entrevista.
Assim, a prova abrangerá conhecimentos de Português, Matemática e sobre a Cidade.
Dessa forma, confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.