Guarujá completa 86 anos de emancipação política, repleta de curiosidades | Boqnews
Foto: Divulgação

Guarujá

30 DE JUNHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Guarujá completa 86 anos de emancipação política, repleta de curiosidades

As belas praias, a morte de Santos Dumont e a prisão do ex-presidente Lula por conta de um triplex, fazem que Guarujá ganhe destaque pelos mais diferentes aspectos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Cidade de Guarujá completa nesta terça-feira (30) 86 anos de emancipação política.

Para comemorar o aniversário, a Prefeitura está entregando moradias populares no Parque da Montanha. Por conta da pandemia da Covid-19, a mudança dos novos proprietários será feita de forma gradual.

Ao todo serão 19.62 unidades no local que fica no bairro da Vila Edna. A obra vai beneficiar 180 famílias, um ponto que chama a atenção é o tempo de conclusão do projeto que durou quase 13 anos.

Curiosidades

Mapa de Guarujá lembra o formato de um dragão/ Foto: Divulgação

 

A Cidade é repleta de história e beleza, tanto que é chamada de “Pérola do Atlântico” e não é para menos, a rica natureza, com belas praias chamam a atenção dos turistas.

Ao todo são 27 praias, a do Tombo ganhou o selo de Bandeira Azul pela 10° vez consecutiva em detrimento da qualidade da água; preservação do Meio Ambiente; acessibilidade; entre outros fatores.

Em algumas praias só é possível chegar fazendo trilhas, como a Prainha Branca e a Praia do Éden; por falar em trilha não faltam passeios deste aspecto aos aventureiros.

Se tem algo que combina com praia é o esporte e assim  surfar na Cidade é o sonho para qualquer esportista da modalidade. Para se ter uma ideia, Adriano Mineirinho campeão mundial de surf em 2015, nasceu no Município e treinava desde pequeno na Praia de Pitangueiras e do Tombo.

Ainda no esporte, o Município foi sub sede da Copa do Mundo de 2014, recebendo a equipe da Bósnia-Herzegovina. No entanto, o que era para ser um legado, virou um desperdício de dinheiro, hoje o estádio Antônio Fernandes que foi completamente reformado, está praticamente abandonado.

Últimos anos

Houve até invasão do MST no condomínio Solaris/ Foto: Divulgação

Recentemente Guarujá ganhou repercussão nacional, o motivo é que a Cidade é destino preferido das mais importantes autoridades políticas do país. Em 2018, o ex-presidente Lula foi condenado e preso no caso do Triplex, localizado no condomínio Solaris em frente a Praia dos Astúrias.

Já nos últimos dois anos, o presidente Jair Bolsonaro fez diversas visitas ao Município nos feriados, frequentando padarias, saindo de moto na rua e falando com a população. Todavia, o local que era um porto seguro de Bolsonaro, pode virar um pesadelo; isso porque Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro que foi preso por esquema das rachadinhas na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, estava escondido em um apartamento no bairro das Pitangueiras no ano passado.

História

Cidade é marcada por acontecimentos históricos/ Foto: Divulgação

Guarujá também guarda uma vasta história de acontecimentos marcantes. Dois anos antes da emancipação, Santos Dumont, o responsável por inventar o avião cometeu um suicídio em um hotel no centro da Cidade.

Voltando ainda mais ao passado, os portugueses construíram a Fortaleza de Santo Amato da Barra na época do Brasil Colônia para evitar uma invasão de piratas.

Outros Aspectos

A Cidade também tem o maior aquário da América Latina, o “Acqua Mundo”, rico em biodiversidade com as mais repletas espécies marinhas.

Um dos pontos que marcam Guarujá é o choque cultural, com as tradicionais festas típicas, como a Festa Junina, tendo forte influência da cultura nordestina e o Carnaval, onde há o desfile das escolas de samba.

Além disso, o comércio em Vicente de Carvalho na Av. Thiago Ferreira, a importância para o Porto de Santos e o turismo são outros aspectos que merecem destaque.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.