Guarujá completa 88 anos de emancipação político-administrativa | Boqnews
Foto: Divulgação/PMG

Aniversário

30 DE JUNHO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Guarujá completa 88 anos de emancipação político-administrativa

Pelo Decreto 1.525, de 30 de junho de 1934, o governador Armando Salles de Oliveira idealizou a Estância Balneária de Guarujá

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No dia 30 de junho, a cidade de Guarujá completa 88 anos de emancipação político administrativa. Pelo Decreto 1.525, de 30 de junho de 1934, o governador Armando Salles de Oliveira idealizou a Estância Balneária de Guarujá, nomeando Cyro de Mello Pupo seu prefeito.

Até 1947, Guarujá foi administrada por prefeitos nomeados, quando, pela Lei Orgânica dos Municípios, que foi promulgada em 18 de setembro de 1947, passou a Município, ocorrendo, então, a primeira eleição para o período de 1948 a 1951. Em 1953, a antiga Vila Itapema passou a Distrito, recebendo o nome de “Vicente de Carvalho”, em homenagem ao poeta santista.

A história do Município representa uma combinação cultural que tem origem nos colonizadores que passaram pela Ilha de Santo Amaro, construindo muralhas, igrejas e outras obras de valor arquitetônico e histórico. Na língua indígena “Guaru-ya” significa, segundo historiadores, um viveiro de rãs ou sapos.

A qualidade das praias de Guarujá atraiu o turismo. A sua orla marítima é uma das mais valorizadas do litoral paulista.

Conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, pelas praias e paisagens sofisticadas, Guarujá atrai milhares de turistas e, dia a dia, confirma seu codinome: “A Pérola do Atlântico”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.