Guarujá conquista selo ‘Cidade Árvore do Mundo’ pelo segundo ano consecutivo | Boqnews
Foto: Divulgação/PMG

meio ambiente

12 DE FEVEREIRO DE 2024

Guarujá conquista selo ‘Cidade Árvore do Mundo’ pelo segundo ano consecutivo

Reconhecimento da Organização das Nações Unidas (Onu) e Fundação Arbor Day aprova diversas políticas públicas da Prefeitura em arborização; cerimônia de premiação será anunciada em breve

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de Guarujá conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o selo ‘Cidade Árvore do Mundo 2023’.

Sendo assim, o reconhecimento é da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e Fundação Arbor Day, que concede o título pelo programa Tree Cities of the World. Agora, o Município aguarda a data da cerimônia de premiação oficial.

Além disso, o selo é fruto do fomento de inúmeras políticas públicas em arborização. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), responsável pelo cuidado direto de áreas verdes, destaca que a transparência foi fundamental para manter a certificação. Isso porque a iniciativa avalia investimentos em plantios, podas, remoções e equipes de trabalho, além da aquisição de insumos e equipamentos.

Aplicativo ArBio

Em 2023, Guarujá e o Distrito de Vicente de Carvalho ganharam quase mil novas árvores e um avanço significativo no mapeamento da floresta urbana. Atualmente, já são 15.729 exemplares arbóreos cadastrados no aplicativo ArBio, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP), que é alimentado em parceria com acadêmicos de Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Guarujá, Ricardo de Sousa, a meta é continuar superando os cinco requisitos do programa. “O engajamento do poder público em parceria com a população tem rendido gerações mais conscientes e responsáveis pela preservação ambiental. A exemplo, sempre envolvemos a Cidade em projetos e formações educativas. Um dos nossos focos este ano é criar o Plano Municipal de Arborização Urbana”, pondera.

Conheça os cinco requisitos

Para serem reconhecidas, é necessário que as cidades participantes atendam a cinco requisitos essenciais no compromisso de cuidar de suas árvores e florestas, sendo eles: estrutura organizacional; corpo legal; dados censitários; recursos financeiros e atividades de celebração. Com isso, a região ganha em estabilidade climática, conforto ambiental, qualidade do ar, saúde e muito mais.

Tree Cities of the World

Tree Cities of the World é um programa internacional liderado pela Fundação Arbor Day e pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações unidas (FAO/ONU).

Desse modo, a iniciativa foi lançada em 2019 e atua no reconhecimento de cidades comprometidas em garantir que suas florestas urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável.

Mais de 21 países, como os Estados Unidos, França, México, Peru, Itália, Colômbia e Índia integram o programa. No Brasil, além de Guarujá, cidades como São Paulo, Maringá, Hortolândia e Campo Grande também participam. Todos os membros compartilham e adotam abordagens bem-sucedidas para o manejo do verde urbano, elevando a qualidade de vida da população.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.